PPGEST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA - CCEN DEPARTAMENTO DE ESTATISTICA - CCEN Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: IVANGILLYS GOMES DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVANGILLYS GOMES DE LIMA
DATA : 26/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: video conferência
TÍTULO:

Processo Gompertz-ARMA e Propriedades: Uma Aplicação a Precificação do Mercado Financeiro


PALAVRAS-CHAVES:

Gompertz; Gompertz-ARMA; Previsão; Séries temporais


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O presente trabalho propõe um novo modelo autorregressivo e de médias móveis (ARMA) para estudar séries com dependência temporal com suporte nos reais positivos. Para tanto, considera-se como distribuição marginal do modelo proposto a distribuição Gompertz, definindo, portanto, o novo modelo denominado de: Gompertz-ARMA. O referido modelo é construído com base na reparametrização em termos dos quantis da distribuição Gompertz.
O objetivo da reparametrização é modelar diferentes quantis de uma dada série temporal e avaliar os ajustes ao variar a modelagem do parâmetro de localização da série. Realiza-se um estudo de simulação de Monte Carlo para diferentes cenários dos parâmetros da distribuição Gompertz, diferentes quantis e tamanhos amostrais. Como método de estimação dos parâmetros da série, utiliza-se o método de máxima verossimilhança condicional. Por fim, para mostrar a aplicabilidade do novo modelo a situações reais, realiza-se um estudo de aplicação a dados do IBOVESPA, buscando prever o comportamento da série temporal considerada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2991947 - MARIA DO CARMO SOARES DE LIMA
Externo à Instituição - PEDRO MONTEIRO DE ALMEIDA JUNIOR
Interno - 2319740 - VINICIUS QUINTAS SOUTO MAIOR
Notícia cadastrada em: 08/07/2021 11:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06