Crespa ou cacho perfeito? Limites e possibilidades da apropriação de discursos sobre o processo de transição capilar pelo mercado de cosméticos
Transição capilar; identidade negra; reconhecimento; empoderamento; crespo; cacheado; influenciadoras digitais.
O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar os limites e as possibilidades, da absorção por parte do mercado de cosméticos das pautas étnico-raciais em suas propagandas e produtos. O foco da investigação será o processo de transição capilar entendido como o retorno ao uso do cabelo natural crespo e cacheado. Através da maior visibilidade que o fenômeno da transição capilar ganhou nos últimos anos, podemos observar uma ampliação no número de linhas de cosméticos voltados para o público que possui o cabelo crespo ou cacheado, além de maiores
inserções publicitárias. Nesse sentido, buscamos compreender, a partir do processo de transição capilar, quais são os fatores reativos na incorporação do discurso de aceitação do cabelo natural por parte do mercado de cosméticos na produção de novos padrões estéticos e de hierarquização dos tipos de cachos. Ao mesmo tempo, a pesquisa busca entender os aspectos positivos do investimento nesse nicho consumidor por parte das empresas de cosméticos e como a transição capilar pode contribuir para uma construção da identidade negra e seus impactos quanto ao gênero. Também procuraremos verificar o discurso empregado por estas empresas nos produtos vinculados à transição capilar e o papel desempenhado por influenciadoras digitais nesse contexto.