PPGSOCIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - CFCH DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMULO SANTOS DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROMULO SANTOS DE ALMEIDA
DATA : 31/03/2022
LOCAL: Google Meet - Defesa Remota
TÍTULO:

No encontro dos intérpretes: Brasilidades, sentidos e processos em solução entre o “turista aprendiz” e o “mestre de Apipucos”.


PALAVRAS-CHAVES:

Mário de Andrade. Gilberto Freyre. Brasilidades. Sentidos. Processos.   


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O presente trabalho aborda a necessidade de pensar quais sentidos de “brasilidades” estão presentes nas interpretações do Brasil de Mário de Andrade e Gilberto Freyre, bem como em que medida elas podem ser compreendidas como integrantes de uma mesma estrutura de sentimento. Propõe-se fazer uma releitura das indagações de cada autor e verificar, ao lado das tensões e conflitos, os seus aspectos similares e interpenetrantes. Para tanto, o referencial teórico a ser utilizado fundamenta-se, sobretudo, no emprego dos conceitos de “estrutura de sentimento”, “dialética do localismo e do cosmopolitismo” e “nação”, priorizando-se a existência de processos, sentidos e representações. Do ponto de vista metodológico, será empregado um desenho qualitativo e histórico, com aplicação da pesquisa bibliográfica e documental. Por sua vez, o objeto empírico é composto pelos livros: Macunaíma (1928) e Casa-Grande & Senzala (1933), que deverão ser interpretados através dos métodos de análise literária desenvolvidos por Raymond Williams e Antonio Candido. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1344084 - ELIANE VERAS SOARES
Interno - 1121348 - PAULO MARCONDES FERREIRA SOARES
Externa à Instituição - ADELIA MARIA MIGLIEVICH RIBEIRO
Externo à Instituição - JOSÉ AFONSO CHAVES - UNICAP
Notícia cadastrada em: 18/02/2022 18:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05