PPGSOCIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - CFCH DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CLARA DE LIMA HORDONHO

DISCENTE : CLARA DE LIMA HORDONHO
DATA : 23/08/2021
LOCAL: REMOTO

Desigualdade de status sócio-ocupacional: um estudo de realização de status entre estudantes do ensino superior brasileiro

desigualdade de oportunidades educacionais; ações afirmativas; status sócio-ocupacional; background social.

Este trabalho tem como objetivo investigar os efeitos do background social no processo de realização de status sócio-ocupacional entre estudantes do ensino superior brasileiro, com enfoque nos adeptos de ações afirmativas, dos anos de 2017 a 2019, mediante o uso de um modelo de regressão linear múltipla e dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Através da abordagem da realização de status e com o uso da escala métrica internacional ISEI, determinadas variáveis do background social do aluno foram testadas, com intuito de verificar o nível de influência delas na escolha do curso superior pelos estudantes, tendo em vista as desigualdades de oportunidades educacionais (DOE) apontadas por Carlos Antonio Ribeiro e Sérgio Costa Ribeiro. Como resultados, apontam-se a situação de trabalho, o sexo e o tipo de escola de ensino médio dos estudantes como as características mais impactantes no status sócio-ocupacional deles.

Presidente - 1963378 - FRANCISCO JATOBA DE ANDRADE
Interno - 4199650 - REMO MUTZENBERG
Externo à Instituição - SIDARTHA SORIA E SILVA - UFPE
Notícia cadastrada em: 09/08/2021 15:04