PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARINA FELICIANO FEITOZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA FELICIANO FEITOZA
DATA : 20/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

APRENDIZAGEM INVENTIVA E O PAPEL DA TECNOLOGIA NA VIDA DOS IDOSOS DURANTE A PANDEMIA


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Inventiva. Idoso. Tecnologia. Redes sociais. COVID-19.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

A pandemia de COVID-19 causou mudanças significativas em todo o mundo, afetando especialmente a população idosa. Restrições sociais foram impostas com o objetivo de conter a propagação da doença, limitando a capacidade dos idosos de se encontrar pessoalmente com amigos e familiares. Para superar esse desafio, muitos tiveram que aprender a utilizar tecnologias digitais para manter a comunicação, o trabalho e outras atividades que passaram a ser realizadas remotamente. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi compreender como os idosos utilizaram tecnologias digitais para comunicação em meio digital durante a pandemia. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a teoria da aprendizagem inventiva, a qual concebe a aprendizagem não como uma repetição mecânica, mas como uma atividade inventiva, problematizadora e singular que envolve o corpo e a mente em sintonia. O método adotado foi o da cartografia, com coleta das informações exclusivamente em meio digital, através de questionários, entrevistas e publicações nas redes sociais. A pesquisa contou com a participação de dois idosos residentes na cidade do Recife, que apontaram o Facebook e o Instagram como território digital. Os resultados indicam que os participantes destacaram a importância da adaptação ao meio digital para enfrentar os desafios da pandemia, como a necessidade de continuar trabalhando e se comunicando remotamente. Além disso, eles ressaltaram as interações sociais como algo fundamental a ser cultivado durante este período. No que diz respeito à aprendizagem inventiva, os participantes demonstraram uma atitude de abertura para lidar com o mundo e acolher as novas experiências decorrentes desse período. Foram identificados também os gestos de aprendizagem inventiva, como a suspensão e redireção, durante a entrevista com um dos participantes. Desse modo, pretendeu-se contribuir para os estudos da aprendizagem inventiva pela população idosa. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - ***.353.204-** - ANA IZA GOMES DA PENHA SOBRAL - UFPE
Interna - 3145676 - CANDY ESTELLE MARQUES LAURENDON
Externa à Instituição - HELGA LOOS-SANT’ANA - UFPR
Notícia cadastrada em: 11/04/2023 14:12
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