PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JANAINA GAIA RIBEIRO DIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA GAIA RIBEIRO DIAS
DATA : 13/04/2023
LOCAL: GOOGLE MEET

AVALIAÇÃO NEUROCOGNITIVA E DE HABILIDADES ARITMÉTICAS EM CRIANÇAS COM ANEMIA FALCIFORME

Anemia Falciforme. Habilidades Aritméticas. Avaliação Cognitiva. Desenvolvimento Cognitivo.

A anemia falciforme (AF) é reconhecida como um problema global de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), associado a alterações fisiológicas e cognitivas. Há registros de maiores dificuldades acadêmicas em estudantes com AF, quando comparados com os da mesma faixa etária sem este quadro clínico, bem como de déficits na memória operacional, velocidade de processamento e outros componentes cognitivos relevantes para o desenvolvimento de habilidades aritméticas. Pesquisas sobre avaliação cognitiva de estudantes com AF no cenário internacional indicam dificuldades de aprendizagem no geral e em matemática, sendo esta última pouco investigada no Brasil. Assim, o estudo avaliou as capacidades cognitivas e o desenvolvimento na aprendizagem de habilidades aritméticas de estudantes do Ensino Fundamental entre 6 e 11 anos diagnosticados com AF. A metodologia incluiu um total de 50 participantes, entre Grupo Clínico (n=25) e Grupo Controle (n=25), sendo este último representado por crianças saudáveis. Os participantes de ambos os grupos foram avaliados individualmente quanto às capacidades cognitivas: memória operacional, memória visuoespacial, velocidade de processamento, coordenação motora fina, visão de cores e habilidades aritméticas. A execução do estudo incluiu os instrumentos: N-Back Visual; Teste Figuras Complexas de Rey; FDT – Teste dos Cinco Dígitos; Teste dos Nove Pinos; Farnsworth Lanthony Combined D-15 Test e Caderno de Atividades Aritméticas, elaborado pela proponente. Além da aplicação dos instrumentais, foi realizada uma entrevista com a neurologista responsável pela realização do exame Doppler nas crianças participantes com AF e um estudo de caso com uma criança de 11 anos, avaliada pela primeira vez aos 6 anos, quando voluntária da pesquisa de Mestrado da proponente. Os resultados obtidos através dos instrumentos foram analisados de acordo com seus respectivos manuais técnicos, bem como a análise dos programas estatísticos SPSS (versão 25.0) e Factor Analysis (versão 11.05.01). O Grupo Clínico apresentou resultados significativos (p≤ 0,05) quando comparado com o Grupo Controle, em memória operacional e motricidade fina, ambos para tempo de execução; velocidade de processamento; visão de cores dessaturadas, com maior índice de confusão, além de habilidades aritméticas na pontuação geral. Ao observar os resultados por grupo e faixa etária, a análise não revelou diferenças significativas, as quais podem estar relacionados ao tamanho reduzido da amostra. No que se refere às correlações entre as avaliações neurocognitivas e aritméticas, nas crianças com AF, registram-se déficits identificados para velocidade de processamento, memória operacional, memória recente e memória visuoespacial. Investigações desta natureza podem auxiliar na compreensão dos comprometimentos cognitivos de estudantes com AF, no decorrer do desenvolvimento e contribuir na construção de estratégias nos campos neuropsicológico e pedagógico que atendam às peculiaridades desse grupo.

Externa ao Programa - 3100807 - ALINE MENDES LACERDA - UFPEExterna à Instituição - CHRISSIE FERREIRA DE CARVALHO
Externo à Instituição - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO - UFPB
Externo à Instituição - ERNANI MARTINS DOS SANTOS - UPE
Externo à Instituição - VITOR GERALDI HAASE - UFMG