APRENDIZAGEM DE PROFESSORES SURDOS UNIVERSITÁRIOS DE LIBRAS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO
Aprendizagem Profissional; Professor Surdo; Ensino De Língua De Sinais; Mediação; Ensino Remoto.
A partir de uma perspectiva vygotskiana, o processo de aprendizagem promove o desenvolvimento cognitivo do sujeito graças a mediação de instrumentos e signos internalizados, em um espaço intersubjetivo e interacional que é nomeado de zona de desenvolvimento proximal. Assim, Vygotski marca a importância de fatores histórico-culturais no desenvolvimento dos sujeitos e utiliza essa reflexão para a construção de propostas educacionais que respeite tanto o desenvolvimento típico, como atípico. A educação deve ser planejada e ativa a fim de produzir novas formas de participação das pessoas na sociedade. Com a Lei 10.436/02, cada vez mais surdos acessam os diferentes níveis de ensino, inclusive sendo possível hoje haver dentre outras profissões, professores surdos em disciplina de Libras. Devido à COVID-19, o contexto pandêmico provocou rupturas nas práticas cotidianas e profissionais. Docentes foram obrigados a passar para uma modalidade de ensino remoto emergencial. Esta transformação provoca situações potenciais de desenvolvimento, visto que foi necessário adaptar estratégias pedagógicas e de comunicação para o cenário de ensino mediado por recursos tecnológicos. Pretende-se investigar como os professores surdos universitários desenvolvem e adaptam instrumentos e linguagens a uma modalidade de ensino remoto para promover um processo de ensino-aprendizagem eficiente de Libras. Com o objetivo de investigar o processo de desenvolvimento profissional destes professores, realizamos uma pesquisa qualitativa a caráter exploratório, a partir da seleção de 3 a 4 professores surdos atuando na UFPE, no ensino de libras como disciplina obrigatória ou eletiva. Escolhemos como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a auto confrontação simples a partir da gravação vídeo de uma aula de libras de cada participante docente.