PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: THAISSY DOS SANTOS NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAISSY DOS SANTOS NASCIMENTO
DATA : 31/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

Competências emocionais, alterações de humor e crenças de eficácia em professores do ensino público


PALAVRAS-CHAVES:

Inteligência emocional. Autoeficácia, Professores, Crenças


PÁGINAS: 60
RESUMO:

As diversas mudanças sociais e comportamentais vividas atualmente sugerem a necessidade de uma reflexão sobre o sistema educacional vigente no Brasil, reforçando o papel social das escolas na formação de seus educandos para o exercício da cidadania. Percebe-se um progressivo interesse na investigação do papel das emoções na educação ao se referir a sua importância para o sucesso interpessoal, tanto quanto para o próprio processo de ensino e aprendizagem, com isso os avanços nas investigações das questões emocionais que permeiam o ambiente escolar auxiliam na busca por novos meios de cuidado para aqueles que ali convivem. Os professores são alguns dos principais agentes práticos na promoção de conhecimentos cognitivos e comportamentais. Eles carecem de muitas competências emocionais que auxiliam a gerir as situações que os rodeiam e a transmitir segurança e confiança aos seus alunos, independente da disciplina ministrada. Nesse sentido, a presente pesquisa parte do questionamento de como as competências emocionais dos professores
impactarão tanto a forma como ele lida com suas próprias emoções e estados de humor, quanto com as crenças sobre suas próprias competências para ensinar. O objetivo do presente projeto é avaliar as relações da inteligência emocional com as alterações de humor ao longo do ano e as crenças de eficácia de professores da Rede Pública de Ensino de Pernambuco. Especificamente, pretende-se (1) verificar as relações entre inteligência emocional e as alterações de humor de professores do ensino público ao longo do ano; (2) verificar as relações entre inteligência emocional e as crenças de eficácia de professores do ensino público; (3) verificar se as variações de humor entre o início e o final do ano em professores do ensino público, podem ser preditas pela inteligência emocional e crenças de eficácia. Farão parte da pesquisa 100 professores, de ambos os gêneros, da rede pública de ensino e que responderão os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Inventário
de Competências emocionais (ICE), Crenças de Eficácia de Professores e Mood-Metter. Com vistas a alcançar os objetivos propostos serão realizadas análises de correlação de Pearson entre os fatores avaliados pelos instrumentos propostos e de regressão linear múltipla para predizer alterações de humor.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2346942 - SINTRIA LABRES LAUTERT
Externa ao Programa - 2266927 - UMBELINA DO REGO LEITE
Externa ao Programa - 2226679 - WEDNA CRISTINA MARINHO GALINDO
Notícia cadastrada em: 01/04/2022 15:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11