PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAYSON PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAYSON PEREIRA DA SILVA
DATA : 31/03/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Flow e Inteligência Emocional: estudo de uma relação para o desenvolvimento da personalidade autotélica.


PALAVRAS-CHAVES:

Inteligência emocional. Flow. Personalidade Autotélica.


PÁGINAS: 20
RESUMO:

Na contemporaneidade, somos contínua e diversificadamente estimulados a valorizar valores externos como bens materiais, fama e prestígio, que, necessariamente, não garantem uma vida plenamente feliz. Em contraposição, os valores internos vêm sendo negligenciados, desencadeando diversos comportamentos desadaptativos devido ao estilo de vida imposto pela sociedade moderna. Costumeiramente encontramos pessoas desmotivadas, que vivem seus dias executando repetidamente atividades desestimulantes e pouco desafiadoras. A frequente experiência de flow pode desenvolver uma personalidade autotélica, torando os indivíduos capazes de investir energia psíquica naquilo que realmente importa e, por conseguinte, melhorando sua qualidade de vida. Por sua vez, a Inteligência Emocional (IE) influencia o bem-estar subjetivo e o ajuste psicológico, tendo em vista que a capacidade de autorregulação emocional de perceber emoções nos outros, podem desempenhar um papel fundamental na melhoria da saúde mental dos indivíduos. Neste sentido, o presente trabalho busca compreender em que medida há interação entre IE e flow e de que forma os dois fenômenos interferem no comportamento das pessoas. O objetivo deste projeto é compreender a relação entre inteligência emocional e o fenômeno flow por meio de abordagens quantitativa (estudo 1) e qualitativa (estudo 2). Especificamente, pretende-se (1) investigar as correlações entre inteligência emocional e flow (estudo 1) e (2) investigar como o flow se manifesta no comportamento de pessoas com alta e com baixa inteligência emocional (estudo 2). Participarão desta pesquisa 193 voluntários, de ambos os sexos, com idades superiores a 18 anos, que responderão a um Questionário Sociodemográfico, um Inventário de Competências Emocionais Revisado (ICE-R), e a Long Dispositional Flow Scale (DFS-2) – General através da plataforma Google Form. Serão identificados participantes com pontuações superiores a um desvio-padrão acima da média e um desvio padrão abaixo da média, representando pessoas com alta (grupo 1) e baixa inteligência emocional (grupo 2), respectivamente. Serão convidados de 5 a 10 participantes de cada grupo para participarem de uma entrevista gravada pela plataforma Google Meet sobre suas experiências de flow. As entrevistas serão transcritas para texto e organizadas em um corpus textual, que será analisado com auxílio do software Iramuteq. Para alcançar os objetivos propostos, serão realizadas análises de correlação de Pearson entre os fatores do ICE e do instrumento de flow e de classificação hierárquica descendente (CHD) para identificar segmentos de texto relacionados entre si.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - EMILY SOUZA GAIÃO E ALBUQUERQUE
Presidente - 1837324 - JOSE MAURICIO HAAS BUENO
Interna - 2346942 - SINTRIA LABRES LAUTERT
Notícia cadastrada em: 22/03/2022 21:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08