PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUCAS NONATO SOUZA E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS NONATO SOUZA E SILVA
DATA : 24/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

AUTOCONSCIÊNCIA, BURNOUT E RISCO À PSICOPATOLOGIA: SENTIDOS DA DOCÊNCIA EM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO


PALAVRAS-CHAVES:

Autoconsciência; Burnout; Docência; Docentes; Psicopatologia; Sentidos.


PÁGINAS: 192
RESUMO:

Esta pesquisa trata sobre as interrelações entre a autoconsciência, Burnout, as psicopatologias
e os sentidos que a docência tem para professores universitários, no Estado de Pernambuco. O
estudo se situa num cenário que busca entender quais as relações da autoconsciência, e como
afeta a vida dos indivíduos, em especial, no contexto laboral, um campo ainda pouco estudado,
bem como, procura perceber as ligações entre os construtos cognitivos e a produção de sentido.
Desta pesquisa participaram 102 docentes do ensino superior pertencentes a instituições
públicas ou privadas do estado de Pernambuco. Os participantes foram recrutados por meio de
um protocolo online, no qual constavam os seguintes instrumentos: Pergunta fenomenológica
sobre os sentidos da docência; Inventário de Burnout de Maslach (MBI); Escala de Avaliação
de Sintomas (EAS-40); Escala de Autoconsciência Situacional (EAS); Escala de
Autoconsciência Disposicional (EAD); Escala de Autoconsciência Revisada (EAC-R);
Questionário de Ruminação-Reflexão (QRR); e, Questionário Sociodemográfico. Os dados
coletados foram analisados, em um primeiro momento qualitativamente, por meio da Análise
Temática. Nessa etapa, descobriu-se categorias que diziam respeito às particularidades
estruturais do trabalho docente, a satisfação com o trabalho e a aspectos negativos da docência.
Posteriormente, os dados das escalas foram analisados por meio de coeficientes de correlação
de Pearson e Pearson Bisserial e com variáveis sociodemográficas e da organização da atividade
docente. Na etapa seguinte, foi realizada uma Análise de Estrutura de Similaridade (SSA)
cotejada com o método das variáveis externas como pontos, utilizando as informações dos
passos anteriores. Por fim, foram feitos modelos de regressão linear relacionando satisfação
com o trabalho, autoconsciência, Burnout e sintomatologia psicopatológica. Ao final,
encontrou-se correlações positivas entre a autoconsciência ruminativa, os fatores da Síndrome
de Burnout e a sintomatologia psicopatológica, onde a autoconsciência parece ter um papel
estruturante nessa relação, além da influência desses fatores na produção de sentido. Espera-se
que, com esta pesquisa se possa deixar conhecimentos pertinentes e fomentadores para as áreas
da autoconsciência e da cognição, pois entra em questões ainda poucos exploradas relacionadas
ao campo laboral, e sirva como estimulante para outras pesquisas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
Externa à Instituição - ESTEFÂNEA ELIDA DA SILVA GUSMÃO
Presidente - 2293694 - SANDRA PATRICIA ATAIDE FERREIRA
Notícia cadastrada em: 11/02/2022 18:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10