PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CLARA RAÍSSA FERNANDES DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLARA RAÍSSA FERNANDES DE MELO
DATA : 09/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

QUAL O PAPEL DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?


PALAVRAS-CHAVES:

Habilidades Socioemocionais. Inteligência Emocional. Traços de Personalidade. Matemática.


PÁGINAS: 128
RESUMO:

As escolas têm um papel importante não apenas no desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças, mas também das Habilidades Socioemocionais, pois o desempenho acadêmico e o desenvolvimento intelectual e emocional são interdependentes. A Inteligência Emocional e os fatores de personalidade (conscienciosidade; extroversão; estabilidade emocional; amabilidade e abertura à novas experiências) são os construtos que servem de base para as pesquisas desenvolvidas na área das Habilidades Socioemocionais. Nesse sentido, o presente estudo avalia a relação entre Inteligência Emocional , os cinco grandes fatores de personalidade e o desempenho em matemática de estudantes dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas. Participaram da investigação 433 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 11 e 16 anos, frequentando o 6º, 7º e 8º dos anos finais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do município de João Pessoa. Esses foram alocados em dois grupos, Grupo A (Escola A): 200 adolescentes, sendo destes, 72 estudantes do 6º ano, 68 estudantes do 7º ano e 60 estudantes do 8º ano e Grupo B (Escola B): 233 adolescentes, sendo 76 estudantes do 6º ano, 77 estudantes do 7º ano e 80 estudantes do 8º ano. Para isso, foi utilizado o Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment (SENNA), o Teste de Inteligência ‘Emojional” para adolescentes e as notas escolares em matemática que foram obtidas do boletim escolar. Os resultados indicaram que os traços de personalidade e a Inteligência Emocional são preditores do desempenho escolar em matemática. A conscienciosidade foi a principal preditora das notas escolares em matemática em ambas as escolas, os traços de amabilidade e abertura à experiência aparecem como preditores secundários, que, na análise de redes, aparecem predominantemente ligadas à conscienciosidade. Constata-se, também que com o avanço da escolarização há um aumento correspondente das Habilidades Socioemocionais, especialmente das habilidades secundárias (amabilidade e abertura à experiência). Diante disso, supõe-se que o aumento do nível de complexidade da matemática requer mais Habilidades Socioemocionais com o avanços dos anos escolares e que grau de organização escolar é outro fator que parece se relacionar com o recrutamento de Habilidades Socioemocionais. Conclui-se, portanto, que esse estudo possibilitou esclarecer a influência das variáveis socioemocionais na aprendizagem matemática e endossa a relevância do desenvolvimento socioemocional dos estudantes de forma precoce através, por exemplo, da implantação de programas de Inteligência Emocional no contexto escolar de forma a envolver todos os atores de espaços de construção de conhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - KARINA DA SILVA OLIVEIRA - UFMG
Externa à Instituição - ANGÉLICA MARIA FERREIRA DE MELO CASTRO - UFAL
Externa à Instituição - CLAUDIA ROBERTA DE ARAUJO GOMES - UFRPE
Externo à Instituição - EVANDRO MORAIS PEIXOTO - USF
Interna - 1864983 - RENATA MARIA TOSCANO BARRETO LYRA NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 09/09/2021 13:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04