AUTISMO E INTERSUBJETIVIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES EU-OUTRO-MUNDO NO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM DE UM ADOLESCENTE
Autismo; Intersubjetividade; Aprendizagem.
Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar e descrever especificidades comunicativas e interacionais da dinâmica intersubjetiva eu-outro-mundo, no contexto de aprendizagem de um adolescente com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Levando em conta que as aprendizagens não acontecem fora do contexto de relações intersubjetivas, reflexões atreladas a essa dimensão são fundamentais, da mesma forma que seus impactos no desenvolvimento das pessoas autistas. Para tanto, será realizado um estudo de caso com um
adolescente, seus responsáveis e duas pedagogas no contexto de aprendizagem. Os aspectos teóricos que nortearão o estudo são o dialogismo bakhtiniano e a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Nesse aspecto, a perspectiva idiográfica junto ao estudo de caso nos mostra que o melhor caminho para conhecermos profundamente uma realidade é realizar uma investigação detalhada para uma compreensão subjetiva do fenômeno investigado. A dinâmica singular será estudada como via de acesso ao generalizável, pois entendemos que o estudo da singularidade de modo profundo nos leva a uma compreensão ampla e nos induz rumo ao que seria universal. Utilizaremos para construção dos registros relatos e fotografias do cotidiano do adolescente; a videogravação do contexto de aprendizagem com o adolescente e as duas pedagogas; entrevistas semi-estruturadas com o adolescente, seus responsáveis e as pedagogas; e textos do adolescente. Para analisar os dados, contaremos com a análise interacional e dialógica, sendo nossa principal unidade de análise as tensões
comunicativas e negociações existentes, com um olhar direcionado para o adolescente como agentividade única, singular, no processo de construção de sentidos sobre a tríade eu-outro-mundo. O foco da investigação não será o adolescente visto isoladamente, mas sim a relação dinâmica entre ele e outras pessoas que compartilham a interação, bem como a influência de participantes com mais experiência nesse processo.