Banca de DEFESA: JEAN PIERRE MARTINS CARNEIRO DA SILVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEAN PIERRE MARTINS CARNEIRO DA SILVEIRA
DATA : 17/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 1 PPGEF
TÍTULO:

A OFERTA DE POLÍTICAS DE ESPORTE E LAZER NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE: Um estudo a partir de redes sociais


PALAVRAS-CHAVES:

Oferta de Políticas de Esporte, Redes Sociais, Gestão Pública Municipal


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Políticas públicas é um conceito abstrato e busca reduzir e/ou resolver os problemas públicos. Se materializa através de instrumentos, como leis, programas e serviços. A junção do Esporte e das Políticas forma o subcampo das Políticas Públicas do Esporte. As Redes Sociais são redes de relacionamento, nem sempre ligados ao meio digital; Mídias Sociais são plataformas de Internet, geram velocidade e facilidade para que as redes sociais se conectem. A oferta de Políticas Públicas de Esporte pode se constituir em uma excelente oportunidade de identificação da ação dos poderes sob os locais em relação a temáticas políticas de esporte na RMR. Este estudo é apresentado com uma inovação na estratégia empírica, que foi o monitoramento de Redes Sociais, não sendo, portanto, igual aos estudos típicos de avaliação de políticas públicas. Dessa forma, para o desenvolvimento deste trabalho, foi preciso responder a algumas questões: Quais ofertas de políticas foram oferecidas, qual engajamento foi alcançado, e qual a melhor rede social para essas ofertas? O Objetivo deste trabalho foi analisar ofertas de Políticas Públicas de Esporte, considerando o compartilhamento de gestões da Região Metropolitana do Recife em redes sociais. Pesquisa de abordagem Qualitativa, Exploratório Descritivo, com Análise Documental. Foram coletadas postagens das prefeituras no Instagram, Facebook e Twitter, uma vez que são as principais redes sociais baixadas, além de serem as mais usadas para se buscar e ler notícias de forma online. A Taxa de Engajamento mostra as métricas analisadas em conjunto, com a finalidade de compreender a relação do perfil de rede social com seus seguidores. No Instagram, Recife possui a maior quantidade de publicações (5.353) e de seguidores (310 mil), quase 1/3 da sua população, 1.537.704 pessoas. No Facebook, também possui a maior quantidade de seguidores (242 mil). No Twitter, novamente a maior quantidade de publicações (43.300) e seguidores (324.100). Recife e Camaragibe têm mais posts sobre ofertas de Esporte, Atividade Física, Programas e Projetos (81 e 79 postagens). As práticas que mais se destacaram no conjunto de ofertas oferecidas pelos municípios, no Instagram, foram: Dança/Zumba (113 ofertas), Futebol (85), e Caminhada/Corrida (54). As cidades com maior quantidade de curtidas são Recife (7.741) e Igarassu (7.547). Nos comentários, Recife detém 1.125. O Instagram tem taxa de engajamento bem maior, comparado ao Facebook e Twitter, que apresentam poucas postagens e interações. Quatro categorias na Análise de Sentimento: Positivo, Negativo, Neutro, e Fora do Tema. Os comentários Positivos de cada uma das 3 cidades foi maior que a das outras categorias. Parece haver uma boa perspectiva quanto às ofertas publicadas nas redes sociais. É preciso atentar-se aos diferentes contextos e métricas, e sempre analisar as interações dos seguidores e ofertar mais políticas públicas para a população, ouvindo suas demandas e atendendo-as. Recife sobressaiu-se em comparação aos outros municípios da RMR, tal qual o Instagram, em detrimento das outras redes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2938618 - FLAVIO RENATO BARROS DA GUARDA
Externo ao Programa - 1512338 - MARCO AURELIO BENEDETTI RODRIGUES - nullPresidente - 1730894 - VILDE GOMES DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 16/03/2023 19:07
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