Banca de DEFESA: MARIA AMANDA DE ARAUJO BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA AMANDA DE ARAUJO BARBOSA
DATA : 28/02/2023
HORA: 15:00
LOCAL: PPGEF - Sala Remota
TÍTULO:

VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DOS DETERMINANTES DAS RESPOSTAS AFETIVAS EM CRIANÇAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.


PALAVRAS-CHAVES:

Respostas afetivas, Letramento corporal, Validação, Crianças


PÁGINAS: 76
RESUMO:
 O objetivo desse estudo foi desenvolver um instrumento para identificar os determinantes que resultam sentimentos emocionais positivos e negativos em crianças nas aulas de educação física escolar. Participaram crianças com idade entre 8 a 12 anos (n = 320) e júri de especialistas (n = 6) composto por mestres e doutores. O estudo foi composto por três fases. Na fase 1, foi realizada a concepção do instrumento através de uma revisão da literatura, identificação da lacuna, identificação dos determinantes, consulta ao público-alvo através de um questionário semiestruturado e elaboração dos itens. Na fase 2, foi realizada a validação de conteúdo com o júri de especialistas avaliando a compreensão, relevância e abrangência do instrumento. Na fase 3, aconteceu o processo de validação de construto com o público-alvo respondendo de fato o instrumento. Os resultados indicam que a Escala de Identificação dos Determinantes Afetivos (EIDA) possui bons índices de validade de conteúdo e construto. Portanto, o EIDA é válido para identificar os determinantes positivos e negativos em crianças. Assim como, um instrumento oportuno para elaboração de um planejamento pedagógico mais eficiente considerando a identificação de elementos individuais e/ou coletivamente analisados buscando maximizar experiências positivas e minimizar as negativas.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HASSAN MOHAMED ELSANGEDY
Interno - 1061802 - RAFAEL DOS SANTOS HENRIQUE
Presidente - 1999436 - TONY MEIRELES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 08/02/2023 15:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11