PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA VERSÃO BRASILEIRA DOS QUESTIONÁRIOS DO CANADIAN ASSESSMENT OF PHYSICAL LITERACY-2
Atividade Física, Motivação, Confiança, Conhecimento, Compreensão.
A Physical Literacy é definida como a motivação, confiança, competência física e
conhecimento e compreensão da importância da atividade física ao longo da vida. O termo foi
proposto pela primeira vez por Margaret Whitehead em 1993, diferenciando-se das demais
temáticas sobre atividade física apresentadas na época por apresentar uma base filosófica
(monismo, existencialismo e fenomenologia) incorporada a seu modelo teórico. Nas últimas
décadas diversos eventos abordando a temática foram realizados, com apresentação de artigos,
disseminação de novas proposições e fundação da International Physical Literacy Association.
Nas últimas décadas, o conceito tem ganhado maior popularidade e maior interesse em
pesquisas. Consequentemente, surgiu-se a necessidade de se desenvolver um instrumento
alinhado às proposições da Physical Literacy. Nesse cenário, surge o Canadian Assessment of
Physical Literacy (CAPL), elaborada no ano de 2015 com baterias que avaliavam os domínios
físico, cognitivo e comportamental. Após diversas análises de conteúdos abordados, estrutura
fatorial e baterias propostas, uma segunda versão do instrumento fora proposta e validada em
diversos países. Atualmente, a segunda versão do instrumento, (CAPL-2) é composta por
avaliações de competência motora, conhecimento e compreensão, comportamento diário e
motivação e confiança. O presente estudo tem por objetivo avaliar as propriedades
psicométricas dos questionários de motivação e confiança do Canadian Assessment of Physical
Literacy em crianças brasileiras. A amostra foi composta por 523 estudantes (255 meninas),
matriculados na rede pública municipal de Lagoa do Carro, Pernambuco, Brasil. Os
questionários de Motivação e Confiança, foram traduzidos e adaptados culturalmente de acordo
com as seguintes etapas: (1) Tradução, (2) Síntese, (3) Retrotradução, (4) Revisão por um
comitê de especialistas, e (5) Pré-teste. Para avaliar a adequação da organização dos conteúdos
dos sistemas de valores à estrutura proposta, aplicou-se uma Análise Fatorial Confirmatória,
para avaliar a invariância estrutural foi utilizada a Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo e
para analisar as relações entre os itens do questionário foi utilizada a análise em redes.