Banca de DEFESA: JULIANA DANIELE DE ARAUJO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA DANIELE DE ARAUJO SILVA
DATA : 28/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: SALA VIRTUAL PPGEF
TÍTULO:

PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS DOMICILIARES E FUNÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS


PALAVRAS-CHAVES:

Envelhecimento, Cognição, Atividade Física para Idoso.


PÁGINAS: 145
RESUMO:

Objetivo: Investigar os efeitos de programas de exercícios domiciliares na cognição de idosos.
Para responder a este objetivo, os autores dividiram a pesquisa em dois produtos finais: identificação da
lacuna e justificativa do estudo, por uma investigação do cenário na literatura através de uma revisão
sistemática (artigo 1) e estudo principal, de intervenção (artigo 2). Participantes: 38 idosos comunitários
sem comprometimento cognitivo, físico e/ou condições de saúde limitantes para participar da
intervenção. Intervenção: 12 semanas de um programa de exercícios domiciliares com supervisão
virtual, por videochamada, ou minimamente supervisionado. Principais desfechos: Medidas da função
cognitiva: velocidade de processamento pelo teste de trilhas A e B; controle inibitório pela pontuação
de interferência no Stroop test; e fluência verbal, pelo teste de fluência verbal categoria animal.
Resultados: Artigo 1: Percebeu-se que a literatura possui lacunas quanto ao controle de fatores de
programas de exercícios domiciliares que podem ser influenciados positivamente pela presença de uma
supervisão, bem como potencializar os resultados de intervenções domiciliares de exercícios em idosos.
Artigo 2: 38 participantes foram randomizados (81,6% mulheres, idade média de 68,39  6,48 anos,
massa corporal média de 69,82  12,15 kg, altura média de 1,59  0,06 m, índice de massa corporal
médio de 27,82  4,88 kg/m2; e 94,7% com mais de 12 anos de estudo). Os resultados principais não
mostraram efeito estatisticamente significativo da supervisão virtual entre os grupos com supervisão
virtual e minimamente supervisionado (p>0,05). O grupo com supervisão virtual melhorou o
desempenho na avaliação do Teste de trilhas A (1,55, IC 95% = 0,13 a 2,97), ao passo que, para as
mesmas medidas, o grupo minimamente supervisionado apresentou ganhos mínimos em relação à todas
as alterações na velocidade de processamento [Teste de trilhas A (1,77, IC 95% = 0,49 a 3,05); Teste de
trilhas B (-1,1, IC 95% = -11,11 a 8,91)] e no controle inibitório [pontuação de interferência (1,37, IC
95% = -0,32 a 3,06)]. Na avaliação de fluência verbal, o grupo com supervisão virtual aumentou o
desempenho (-0,34, IC 95% = -0,76 a 0,08), enquanto o grupo minimamente supervisionado manteve a
mesma performance em relação à avaliação inicial (0,00, IC 95% = -0,38 a 0,38). Conclusão: A
participação em um programa de exercícios domiciliares com supervisão virtual não promove ganhos
cognitivos adicionais ao programa de exercícios domiciliares minimamente supervisionado em idosos
sem comprometimento na função cognitiva. Registros da revisão sistemática e do ensaio clínico:
CRD42021250611 e RBR-8qby2wt.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1960661 - ANDRE DOS SANTOS COSTA
Presidente - 008.571.994-39 - ANDRÉ LUIZ TÔRRES PIRAUÁ - UPE
Externo à Instituição - RODRIGO CAPPATO DE ARAÚJO - UPE
Notícia cadastrada em: 28/07/2022 11:08
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