Banca de QUALIFICAÇÃO: WEYDYSON DE LIMA DO NASCIMENTO ANASTACIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WEYDYSON DE LIMA DO NASCIMENTO ANASTACIO
DATA : 26/07/2021
LOCAL: Sala virtual PPGEF-UFPE

CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA SOBREVIVENTES DE CÂNCER: CONCEPÇÃO E VALIDADE DO MODELO.

Oncologia, Capacitação, EAD, Treinamento, Atividade Física.

O objetivo do presente estudo é desenvolver um curso de capacitação à distância em prescrição de exercícios físicos na prevenção e na sobrevivência ao câncer, com ênfase em mama, próstata e colorretal, para profissionais de Educação Física. Primeiramente será realizada a validação de uma trilha de aprendizagem e em seguida um ensaio clínico randomizado controlado cross-over. Serão selecionados mestres da área de saúde ou oncologia para composição do júri-expert e alunos de graduação ou formados em Educação Física – Bacharelado para composição do público-alvo. Para validação de conteúdo, será realizada uma consulta ao júri-expert acerca da relevância e importância de cada item, através de um instrumento de pontuação contendo uma escala tipo Likert 1-5. Em seguida, a intervenção se dará através da disponibilização de videoaulas em modelo EAD sem tutoria e material didático em .PDF. Os participantes selecionados serão randomizados e alocados em dois grupos: G_capacitação antecipada e G_capacitação tardia. Primeiramente, ambos os grupos serão submetidos à primeira avaliação (O1). Logo após, o G_capacitação antecipada será submetido à intervenção durante três semanas, enquanto o G_capacitação tardia não terá o mesmo acesso por igual período e, ao fim, realizará uma nova avaliação (O2). Após um período de wash-out de uma semana, o G_capacitação antecipada será privado da intervenção enquanto o G_capacitação tardia realizará a intervenção por três semanas. Após esse período, ambos os grupos realizarão a terceira avaliação (O3). As aulas e avaliações serão disponibilizadas na plataforma Competence Human Movement Science. Os resultados serão expressos pela média ± desvio padrão e intervalo de confiança de 95%. O desfecho de interesse do ensaio clínico randomizado será o desempenho nas avaliações realizadas para cada módulo do curso (escore de 0 a 100). O efeito da intervenção será comparado por uma ANOVA fatorial de dois caminhos e teste post hoc de Bonferroni. A validação da trilha de aprendizagem se dará através do cálculo da razão e índice de validade de conteúdo. O índice de concordância de Kappa verificará a concordância entre os juízes.

Externo ao Programa - 2214959 - FABRICIO OLIVEIRA SOUTO
Interno - 1098334 - LUCIANO MACHADO FERREIRA TENORIO DE OLIVEIRA
Presidente - 1999436 - TONY MEIRELES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 25/07/2021 11:05