Banca de DEFESA: LIZANDRA BARBOSA DA SILVA

DISCENTE: LIZANDRA BARBOSA DA SILVA
DATA : 31/05/2023
LOCAL: Sala Remota PPGEF

RELAÇÃO DE INDICADORES DE ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO COM NÍVEIS DE ESTRESSE PSICOLÓGICO E ANSIEDADE EM ADOLESCENTES DURANTE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO LONGITUDINAL

saúde mental, tempo de tela, atividade motora, adolescência

O estresse psicológico e a ansiedade são desequilíbrios na saúde mental comuns em adolescentes com possível relação com indicadores de atividade física e comportamento sedentário e que podem aumentar em situação adversa, como a pandemia. O objetivo do estudo foi analisar se indicadores de atividade física e de comportamento sedentário estão relacionados com níveis de estresse psicológico e ansiedade em adolescentes durante pandemia. Trata-se de análise de dados em painel, com avaliações em 2020 e 2021, realizado com adolescentes, matriculados em instituição federal em São Lourenço da Mata-PE. Todos os adolescentes foram convidados a participar da pesquisa. As coletas ocorreram de forma online durante aulas. Instrumentos validados foram importados para a plataforma Google Forms® e compartilhados por link. As variáveis dependentes do estudo são o estresse psicológico e a ansiedade, coletadas pela Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes. As variáveis independentes são volume e tipo de AF, coletados pelo Questionário de Atividade Física para Adolescentes e tempo e tipo de CS, coletados pelo Questionário de Atividades Sedentárias para Adolescentes. A unidade de medida do volume e do tipo de AF foi minutos/semana, e minutos/dia para o tempo e tipo de CS. Foram coletadas informações demográficas e socioeconômicas (idade, sexo, série, turno escolar, escolaridade materna e nível socioeconômico). Para analisar a relação das variáveis independentes com as variáveis dependentes foi empregado o teste de correlação de Spearman. 63,3% e 54,3% da amostra eram meninas, em 2020 e 2021, respectivamente. 67,3% e 60,6% tinham entre 16 e 17 anos em 2020 e 2021, respectivamente. A prevalência da presença dos sintomas de ansiedade foi 34,9% em 2020 e 43,3% em 2021; e, a prevalência da presença dos sintomas de estresse foi 18,3% em 2020 e 40,2% em 2021. Os níveis dos sintomas de ansiedade e estresse não tiveram relação estatisticamente significativa (p>0,05) com os indicadores de atividade física nas duas avaliações. A ansiedade foi relacionada com o comportamento sedentário total em dias de semana (p=0,026), com o tempo sentado total (p=0,040) e com o tempo sentado em dias da semana (p=0,011) em 2021. O estresse foi relacionado com o comportamento sedentário total (p=0,035) e apenas em dias da semana (p=0,004), com o tempo sentado total (p=0,037) e apenas em dias da semana (p=0,005) 2021. Conclui-se que os níveis dos sintomas de ansiedade e estresse foram diretamente relacionados com os indicadores de comportamento sedentário e os sintomas aumentaram durante pandemia.

Presidente - 1119846 - CARLA MENESES HARDMAN
Interno - 1365961 - DANIEL DA ROCHA QUEIROZ
Externo à Instituição - RAFAEL MIRANDA TASSITANO
Notícia cadastrada em: 29/05/2023 16:13