Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUIZA CAVALCANTI LUCENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LUIZA CAVALCANTI LUCENA
DATA : 11/04/2022

DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA SIMPLIFICADA DE OBTENÇÃO DE SELANTE DE FIBRINA AUTÓLOGO COM INCORPORAÇÃO DE AGENTE ANTIMICROBIANO À FORMULAÇÃO

Fibrina

Selantes de fibrina (também conhecidos como colas de fibrina), são amplamente utilizados na prática médica e procedimentos cirúrgicos devido a suas propriedades físicas e biológicas, que apresentam vantagens em comparação a materiais de origem sintética utilizados nas suturas tradicionais. Dentre estas vantagens, destacam-se: uma maior compatibilidade fisiológica, biodegradabilidade e uma melhor recuperação do paciente pós-cirurgia. A composição dos selantes de fibrina consiste majoritariamente em duas proteínas plasmáticas: fibrinogênio e trombina. As duas proteínas, quando misturadas, mimetizam a etapa final da cascata da coagulação, em que o fibrinogênio é convertido em fibrina pela ação da trombina. Como resultado dessa reação enzimática, há a formação de um gel aderente ao tecido humano: o coágulo de fibrina. A matriz de fibrina também vem sendo amplamente estudada como um sistema de carreamento e entrega células, fatores de crescimento, genes e diferentes fármacos, como antibióticos. Essa característica faz com que antibióticos incorporados aos selantes de fibrina venham sendo testados para o combate das Infecções de Sítio Cirúrgico (ISC). No entanto, a produção de selantes de fibrina pela indústria farmacêutica de hemoderivados necessita de um grande aparato tecnológico, que envolve técnicas de cromatografia de afinidade e troca iônica, o que tende a elevar o custo de sua produção. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia simples e de baixo custo para obter selante de fibrina autólogo e incorporar um agente antimicrobiano à formulação. Para isso, foram fracionados fontes de fibrinogênio (crioprecipitado) e protrombina (euglobulinas plasmáticas) de unidades individuais de plasma, utilizando métodos de precipitação proteica físico-químicos. A viabilidade da protrombina precipitada foi avaliada qualitativamente por meio do teste de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPa). A protrombina foi convertida em trombina pela adição de 10 mL de carbonato de cálcio 0,2M. A dosagem de fibrinogênio indicou a presença de 1,5g/dL ± 0,9 dessa proteína no crioprecipitado, enquanto a trombina apresentou uma concentração de 388,66 ± 98,72 UI/mL. As próximas etapas desse estudo consistirão em analisar a pureza da solução de trombina obtida a partir da metodologia desenvolvida, além de incorporar um agente antimicrobiano ao selante de fibrina e realizar o teste de susceptibilidade microbiana para avaliação da eficácia do fármaco na matriz de fibrina frente a espécies bacterianas causadoras de Infecções de Sítio Cirúrgico.

Presidente - 1173933 - ANA CRISTINA LIMA LEITE
Externa à Instituição - ANA LUCIA FIGUEIREDO PORTO - UFRPE
Interna - 2247580 - MICHELLY CRISTINY PEREIRA
Notícia cadastrada em: 28/03/2022 13:37