Banca de DEFESA: JESSICA DE ANDRADE GOMES SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA DE ANDRADE GOMES SILVA
DATA : 25/03/2022

Avaliação das Atividades Antimicrobiana, Antioxidante e Gastroprotetora das folhas do Croton heliotropiifolius Kunth

Euphorbiaceae. Compostos Fenólicos. Úlceras gástricas.

Croton heliotropiifolius (velame) é uma espécie encontrada na vegetação da caatinga do nordeste brasileiro, e constitui um dos principais representantes do gênero Croton que vem sendo usado pela população no alívio da dor de estômago. As úlceras gástricas são lesões caracterizadas por injúria no tecido e afetam milhares de pessoas no mundo. Deste modo, uma alternativa na busca de novas terapias para a prevenção e tratamento das doenças gástricas está na utilização de produtos naturais. Portanto, este trabalho teve como objetivo avaliar in vitro o potencial antimicrobiano, antioxidante e a citotoxicidade dos extratos das folhas C. heliotropiifolius, bem como a toxicidade aguda e o efeito gastroprotetor em modelos de úlcera experimental in vivo. Os extratos hexânico (EHCh), acetato de etila (EACh) e etanólico (EECh) foram preparados e submetidos a análises por cromatografia em camada delgada e por cromatografia gasosa acoplada a espectrômetro de massas, onde foi possível a identificação de compostos como flavonoides, triterpenos, esteroides, monoterpenos, sesquiterpenos, proantocianidinas, leucoantocianidinas e como majoritários, compostos da classe dos esteroides e ácidos graxos. Posteriormente, foi realizado o doseamento de fenóis totais, flavonoides e proantocianidinas, por serem as principais classes de compostos identificadas nas análises cromatográficas. Na avaliação da atividade antibacteriana, foi observada fraca ação do EHCh frente ao Bacillus subtilis e inatividade para as cepas de Staphylococcus aureus, Acinetobacter baumannii, Enterobacter aerogenes, Pseudomonas aeruginosa e Helicobacter pylori. O EACh e o EECh não apresentaram atividade antibacteriana contra as cepas testadas. A atividade antioxidante pelos métodos DPPH, ABTS, redução do íon férrico (FRAP) e capacidade antioxidante total apontaram o EECh como o extrato de melhor efeito antioxidante. Quanto à citotoxicidade frente a linhagem de fibroblastos de camundongos (L919) e atividade tóxica aguda, não se observou toxicidade nos extratos nas doses testadas (1,56 – 50 µg no ensaio de citotoxicidade in vitro e 2000 mg/kg para o ensaio de toxicidade aguda). Na atividade gastroprotetora, no modelo agudo de úlcera induzido por etanol absoluto, o EHCh, nas concentrações de 50, 100 e 200 mg/kg, respectivamente, promoveu uma redução significativa das lesões em 85,16; 86,75 e 87,68 %, quando comparadas ao controle, que apresentou um índice de lesão ulcerativa (ILU) de 73,84%. O EACh reduziu em 86,69; 87,95 e 88,28 % as lesões nas doses de 50, 100 e 200 mg/kg, respectivamente. O controle lesionado apresentou ILU de 72,23 %. O EECh, também nas concentrações 50, 100 e 200 mg/Kg reduziu respectivamente as lesões em 89,49 %,92,92% e 89,32%, sendo este extrato considerado o mais ativo. No modelo de indução por indometacina, o EECh nas concentrações de 50, 100 e 200 mg/kg, apresentou respectivamente, área de lesão ulcerativa de 11,18 mm2, 7,39 mm2 e 8,51 mm2, enquanto o controle lesionado apresentou área 23,11 mm2. Com as dosagens de óxido nítrico (NO), glutationa reduzida (GSH), malondialdeído (MDA) e mieloperoxidase (MPO) no tecido estomacal, foi possível observar a melhora desses parâmetros antioxidante e anti-inflamatórios após os tratamentos, sugerindo que a ação gastroprotetora dos extratos envolva múltiplos fatores. A investigação do NO como mecanismo de ação, comprovou efeito parcial na ação gastroprotora do EECh. Contudo, é possível sugerir que os extratos apresentam atividade antiulcerogênica promissora.

Externa à Instituição - CYNTHIA LAYSE FERREIRA DE ALMEIDA - UNIVASF
Externo à Instituição - ERYVELTON DE SOUZA FRANCO
Presidente - 1217065 - TERESINHA GONCALVES DA SILVA
Interna - 434.970.803-06 - VALERIA PEREIRA HERNANDES - Fiocruz - PE