Banca de DEFESA: LUCAS AMADEU GONZAGA DA COSTA

DISCENTE : LUCAS AMADEU GONZAGA DA COSTA
DATA : 23/02/2022

DESENVOLVIMENTO DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS A PARTIR DE Momordica charantia L. PARA TRATAMENTO PEDIÁTRICO DE GEO-HELMÍNTIASES

helmintíase. pediatria. Momordica charantia. medicamentos fitoterápicos. tecnologia farmacêutica

As geo-helmintíases são doenças negligenciadas que atingem mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo e, no Brasil, cerca de 70% da população em idade escolar, em que os casos podem ser ainda mais graves. O tratamento é realizado com o emprego de albendazol ou mebendazol, mas o amplo uso e distribuição estão levando à diminuição de eficácia e desenvolvimento de resistência anti-helmíntica. Novos medicamentos podem ser desenvolvidos para contornar o problema, com emprego plantas medicinais. O melão de São Caetano ou Momordica charantia L., apresenta atividades medicinais diversas, inclusive a anti-helmíntica, demonstrada em literatura. Dessa forma, o objetivo do trabalho é desenvolver formulações pediátricas para o tratamento de geo-helmintíases empregando Momordica charantia L.. Inicialmente foram obtidas e caracterizadas as drogas vegetais através de metodologias presentes na Farmacopeia Brasileira, sendo os extratos hidroalcóolicos produzidos através de maceração com etanol 70%. Os extratos secos foram obtidos por secagem em estufa e caracterizados quanto à higroscopicidade, solubilidade, perfil térmico e perfil fitoquímico. Além disso foram quantificados marcadores por CLAE-DAD e desenvolvido e validado um método colorimétrico para determinação de flavonoides totais. O extrato seco foi utilizado no desenvolvimento de formulações apresentadas como xarope para diabéticos e suspensão, sendo esta submetida a um delineamento experimental. As análises da droga vegetal apresentaram parâmetros aceitáveis, como índice de umidade e estabilidade térmica. Os extratos secos apresentaram alta higroscopicidade, baixa solubilidade, perfil térmico semelhante ao da droga vegetal e presença de metabólitos secundários de interesse, como taninos, alcaloides e saponinas. O doseamento através de CLAE-DAD apresentou baixos valores de isoquercetina e astragalina, mas a quantificação de flavonoides totais demonstrou valor superior para a classe. Os xaropes para diabéticos não apresentaram sabor agradável, enquanto uma das suspensões, sim. A suspensão passou por um processo de otimização e a formulação escolhida apresentou ótimo sabor, pH de 7,32 e viscosidade de 78,4mPa.s. Dessa forma, o produto desenvolvido apresenta-se como uma alternativa natural, economicamente viável e promissora para o tratamento de geo-helmintíases em crianças.

Externa ao Programa - 1211746 - ELBA LUCIA CAVALCANTI DE AMORIM
Presidente - 2218937 - PEDRO JOSE ROLIM NETO
Externa ao Programa - 2555628 - ROSALI MARIA FERREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 21/02/2022 10:23