Banca de DEFESA: RENATA RODRIGUES DE CARVALHO

DISCENTE : RENATA RODRIGUES DE CARVALHO
DATA : 28/01/2022

CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA E HISTOQUÍMICA DOS ÓRGÃOS VEGETATIVOS DE ADENIUM OBESUM (FORSSK.) ROEM. & SCHULT, APOCYNACEAE

Apocynaceae. Rosa do deserto. Farmacobotânica. Histoquímica

Adenium obesum (Forssk.) Roem. & Schult. pertencente à família Apocynaceae é popularmente conhecida como rosa do deserto. Esta espécie apresenta uso na medicina tradicional para tratar diferentes doenças venéreas como a gonorreia, feridas, infecções e rinite. O líquido isolado da raiz é utilizado para incorporar loções que tratam doenças de pele, assim como para pediculose. Além disso, é utilizada também como pesticida e o látex é utilizado no tratamento de cárie dentária. Devido a essas aplicações e diversidade de características morfológicas que a espécie apresenta, estudos que visam identificar caracteres de diagnose são necessários com o intuito de contribuir para o controle farmacobotânico da espécie. Sendo assim, este estudo teve por objetivo identificar os caracteres anatômicos da raiz, caule e folhas e histoquímicos da lâmina foliar de A. obesum. Para tal, métodos usuais em anatomia vegetal foram utilizados para o preparo e análise, em microscópio de luz e de polarização de lâminas semipermanentes contendo secções transversais e secções paradérmicas de A. obesum. Foram realizados testes histoquímicos a fim de localizar os constituintes químicos em secções transversais da lâmina foliar. A avaliação microscópica óptica de luz e de polarização viabilizou a identificação e caracterização anatômica da raiz, caule e folha da espécie, revelando caracteres de diagnose como disposição do feixe vascular na nervura central, mesofilo dorsiventral, da epiderme bem como presença de cristais do tipo drusa e prisma no caule da espécie. Por meio da técnica histoquímica evidenciou-se a presença de compostos fenólicos, compostos lipofílicos, lignina e cristais de oxalato de cálcio. Portanto, a correta caracterização fornece informações anatômicas essenciais para padronização farmacobotânica, contribuindo para descrição do gênero e da família.

Externa à Instituição - FLÁVIA CAROLINA LINS DA SILVA - UFRPE
Presidente - 2283500 - KARINA PERRELLI RANDAU
Externa à Instituição - RAFAELA DAMASCENO SA
Notícia cadastrada em: 17/01/2022 17:42