Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA REGINA TOCHE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULA REGINA TOCHE DOS SANTOS
DATA : 15/12/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA EXPRESSÃO DAS GALECTINAS 7 E 9 NO SORO E NA SALIVA DE PACIENTES PORTADORES DE SÍNDROME DE SJÖGREN PRIMÁRIA


PALAVRAS-CHAVES:

Sindrome de Sjogren primária, Galectinas, Biomarcadores.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Introdução: A Síndrome de Sjogren primária é uma exocrinopatia autoimune, com espectro clínico sistêmico e crônico  e tem na sua patogênese participação das resposta imunes inatas e adaptativas. Apesar dos avanços, existem, ainda, carência de biomarcadores específicos de atividade e prognóstico da doença, além da necessidade do desenvolvimento de novos alvos terapêuticos

Objetivo: avaliar os níveis das galectinas 7 (gal-7) e 9 (gal-9) no sangue e na saliva de pacientes portadores da Síndrome de Sjögren primária (SSp)

Metodologia: foram analisadas as características clínicas, laboratoriais, perfil dos principais autoanticorpos e achados ultrassonográficos de 42 pacientes com SSp. Além disso, foram realizadas análises entre o nível de gal-9 na saliva e no soro de pacientes. Também foi realizada a imuno-histoquímica (IHQ) de biópsias de glândula salivar menor de pacientes portadores da síndrome para investigar a expressão das gals-7 e 9.

Resultados: todas os pacientes analisados foram do sexo feminino.  A partir da caracterização clínico laboratorial da amostra pode-se inferir que a média de idade foi de 43 anos, com uma média de idade de 45,8 anos e as principais medicações orais em uso foram colecalciferol (61,9%) hidroxicloroquina (54,7%) Os níveis séricos de gal-9 de pacientes portadores de SSp não se apresentaram diferentes comparados a controles saudáveis; os níveis de gal-9 salivar apresentaram uma tendência de correlação com a classificação ultrassonográfica quanto mais acometida fosse a glândula salivar, apesar de ser sem significância estatística. A análise das biópsias permitiu a observação da expressão de gal-7 nas células ductais de glândula salivar menor de pacientes portadoras de SSp e, de forma mais intensa, a expressão da gal-9 nas células ductais e do infiltrado inflamatório de mesmo tipo histológico. Também foram feitas análises entre a gal-9 sérica e salivar e sua relação com a positividade com os auto-anticorpos, testes de secura e uso de medicações, sendo encontrada associação diretamente proporcional entre a positividade do Anti-La e o nível de gal-9 salivar e também, encontrou-se uma associação indireta entre o uso de hidroxicloroquina e ou metotrexate e o nível de gal-9 salivar.

Conclusão: Os níveis séricos de gal-9 foram similares em relação a controles saudáveis, porém observou-se que sua expressão encontra-se aumentada em cortes de tecido de glândula salivar menor em pacientes com sialoadenite. Os níveis de gal-9 salivar apresentaram uma tendência de alta, bem como uma tendência de correlação com a classificação ultrassonográfica, apesar de sem significância estatística A gal-7 também pode ser encontrada na IHQ desses pacientes, porém com menor intensidade e, de forma mais intensa, a expressão da gal-9 nas células ductais e do infiltrado inflamatório de mesmo tipo histológico.

Acreditamos que o conhecimento sobre a participação das galectinas no desenvolvimento da síndrome de sjogren, suas correlações com marcadores clínicos e histológicos é de fundamental importância para que essas lectinas possam ser incorporadas à prática clínica e os pacientes possam se beneficiar de sua atividade terapêutica e/ou diagnóstica.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - AMANDA PINHEIRO DE BARROS ALBUQUERQUE - UFPE
Externo à Instituição - GUILHERME SOARES GOMES DA SILVA
Externa ao Programa - 4757642 - RAFAELA SILVA GUIMARAES GONCALVES
Notícia cadastrada em: 10/12/2021 15:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01