Banca de DEFESA: PAULA ROBERTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULA ROBERTA DA SILVA
DATA : 10/12/2021
LOCAL: Google Meet

ATIVIDADE BIOLÓGICA DE DERIVADOS INDÓLICOS-TIOSSEMICARBAZÔNICOS FRENTE OS PROTOZOÁRIOS TRIPANOSOMATÍDEOS DO GÊNERO LEISHMANIA E TRIPANOSSOMA

Leishmaniose. Tiossemicarbazona. Indol. Leishmania Infantum. Leishmania amazonensis, Tripanossoma cruzi.

As doenças parasitárias são um grave problema se saúde pública, acometendo uma população com baixo poder socioeconômico, ocasionando altas taxas de morbidade e mortalidade. Nesse contexto, enquadra-se a leishmaniose, doença infecciosa, não contagiosa, causada por diferentes espécies de parasitos do gênero Leishmania sp., dependendo da espécie infectante essa patologia pode manifestar-se de duas formas clinicas a leishmaniose visceral e tegumentar. Atingindo diversos países ao longo mundo, aproximadamente 616 milhões de pessoas vivem em áreas com risco de infecção por leishmaniose visceral, e mais de 431 milhões para leishmaniose cutânea. Indivíduos acometidos com a leishmaniose são tratados com antimoniatos pentavalentes, que são fármacos de primeira escolha, como fármacos de segunda escolha temos a anfotericina B, pentamidina, paromicina ou miltefosina. Porém os fármacos possuem diversos efeitos colaterais, administração parenteral, alto custo e por serem utilizados durante décadas a presença de cepas resistentes, inviabilizando assim o tratamento adequado. Diante disso é necessário a busca de novos compostos leishmanicidas que tenham como características baixa toxicidade, seletividade para o parasito, bom custo benefício e uma via de administração mais adequada. As tiossemicarbazonas apresentam-se como moléculas com ampla atividade biológica e boas propriedades químicas, o núcleo indól por sua vez faz parte da composição de diversas moléculas presentes na natureza e com compostos sintéticos utilizados para tratamento de diversas patologias. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver compostos indólicos-tiossemicarbazônicos avaliar a viabilidade celular e ultraestrutural frente a formas promastigotas de Leishmania infantum, Leishmania amazonensis. e tripomastigotas. Além de avaliar sua citotoxicidade em macrófagos (J774) e sua atividade frente a formas promastigotas de L. amazonensis a fim de se obter potenciais candidatos a fármacos leishmanicidas e anti-T.cruzi. A atividade leishmanicida mostrou-se promissora, a microscopia eletrônica mostrou que os compostos testados LQIT/PR-02 e LQIT/PR-09 foram capazes de alterar a forma do corpo, o tamanho flagelo, além de causar alterações em organelas como a mitocôndria, podendo assim inviabilizar a atividade celular das formas promastigotas de L. infantum. Na avaliação leishmanicida frente a formas promastigotas de L. amazonensis todos os compostos foram capazes de inibir as formas promastigotas do parasito com IC50 que variaram entre 12,31 a >481,52 μM, onde os índices de seletividade das melhores moléculas foram de LQIT/PR-01 de 4,67; LQIT/PR-06 de 6,91; LQIT/PR-08 de 14,97 e LQIT/PR-09 de 4,32. Dessa maneira, os compostos indólicos-tiossemicarbazônicos apresentam atividades leishmanicida e devem formar a base para futuros estudos experimentais.

Externa à Instituição - ANA PAULA SAMPAIO FEITOSA - Fiocruz - PE
Externa à Instituição - ANEKECIA LAURO DA SILVA - UNIVASF
Externo à Instituição - JAMERSON FERREIRA DE OLIVEIRA - UNILAB
Presidente - 1252082 - MARIA DO CARMO ALVES DE LIMA