Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA DE ANDRADE GOMES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA DE ANDRADE GOMES SILVA
DATA : 24/09/2021
LOCAL: Google Meet

Avaliação das Atividades Antimicrobiana, Antioxidante e Gastroprotetora das folhas de Croton heliotropiifolius Kunth.

Euphorbiaceae. Compostos Fenólicos. Úlceras gástricas.

Croton heliotropiifolius é uma espécie encontrada na vegetação da caatinga do nordeste brasileiro, e constitui um dos principais representantes do gênero Croton que vem sendo usado pela população no alívio da dor de estômago. As úlceras gástricas são lesões caracterizadas por injúria no tecido e afetam milhares de pessoas no mundo, o que ameaça a economia global. Deste modo, uma alternativa na busca de novas terapias para a prevenção e tratamento das doenças gástricas está na utilização de produtos naturais. Portanto, este trabalho teve como objetivo avaliar in vitro o potencial antimicrobiano, antioxidante e a citotoxicidade dos extratos das folhas C. heliotropiifolius, bem como o seu efeito gastroprotetor em modelos de úlcera experimental in vivo. Extratos hexânico (EHCh), acetato de etila (EACh) e etanólico (EECh) foram preparados e submetidos a análises por cromatografia em camada delgada e por cromatografia gasosa acoplada a espectrômetro de massas, onde foi possível a identificação de compostos como flavonoides, triterpenos, esteroides, monoterpenos, sesquiterpenos, proantocianidinas, leucoantocianidinas e como majoritários, compostos da classe dos esteroides e ácidos graxos. Posteriormente, foi realizado o doseamento de fenóis totais, flavonoides e proantocianidinas, por serem as principais classes de compostos identificadas nas análises cromatográficas. Na avaliação da atividade antibacteriana, foi observada fraca ação do EHCh frente ao Bacillus subtilis e inatividade para as cepas de Staphylococcus aureus, Acinetobacter baumannii, Enterobacter aerogenes e Pseudomonas aeruginosa. O EACh e o EECh não apresentaram atividade antibacteriana contra as cepas testadas. A atividade antioxidante pelos métodos DPPH, ABTS, redução do íon férrico (FRAP) e capacidade antioxidante total apontaram o EECh como o extrato de melhor efeito antioxidante. Quanto à citotoxicidade frente a linhagem de fibroblastos de camundongos (L919) e atividade tóxica aguda, não se observou toxicidade nos extratos nas doses testadas (1,56 – 50 µg no ensaio de citotoxicidade in vitro e 2000 mg/Kg para o ensaio de toxicidade aguda). Na atividade gastroprotetora, avaliada em modelo agudo de úlcera induzido por etanol absoluto, o EHCh, nas concentrações de 50, 100 e 200 mg/Kg promoveu a melhora das lesões em 85,16; 86,75 e 87,68 %, respectivamente. O EACh reduziu em 86,69; 87,95 e 88,28 % as lesões nas doses de 50, 100 e 200 mg/Kg, respectivamente. O EECh, na concentração de 50 mg/Kg reduziu as lesões em 89,49 %, na concentração de 100 mg/Kg reduziu as lesões em 92,92% e na concentração de 200 mg/Kg reduziu 89,32%, apresentando um comportamento dose não dependente, entretanto foi considerado o extrato mais ativo. No modelo de indução por indometacina, o EECh nas concentrações de 50, 100 e 200 mg/Kg, apresentou área de lesão ulcerativa de 11,18 mm2, 7,39 mm2 e 8,51 mm2, respectivamente. Quanto aos parâmetros antioxidante e anti-inflamatórios de NO, GSH, MDA e MPO do tecido estomacal, também foi possível observar a melhora após os tratamentos com o EHCh, EACH e com o EECh, sugerindo que a ação gastroprotetora dos extratos envolva múltiplos fatores.

Presidente - 1217065 - TERESINHA GONCALVES DA SILVA
Interna - 434.970.803-06 - VALERIA PEREIRA HERNANDES - Fiocruz - PE
Externo à Instituição - VANDA LUCIA DOS SANTOS - UEPB
Notícia cadastrada em: 14/09/2021 15:45