Banca de DEFESA: BRUNO VINICIUS SOUZA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO VINICIUS SOUZA DA SILVA
DATA : 14/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Bioquímica
TÍTULO:

PERFIL FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO DA CITOTOXICIDADE, TOXICIDADE AGUDA E GENOTOXICIDADE DE EXTRATO AQUOSO FOLHAS DE Psidium guineense SW.


PALAVRAS-CHAVES:

Caatinga. Mytaceae. Toxicidade. Plantas Medicinas.


PÁGINAS: 56
RESUMO:

Nativa da América tropical, Psidium guineense Sw. (Myrtaceae) é um arbusto ou pequena árvore com propriedades medicinais, incluindo tratamento de infecções, feridas, diarreia e ação diurética. Devido a ausência de estudos de toxicidade de extrato aquoso de folhas de P. guineense, o presente estudo teve como objetivo avaliar a segurança de uso em camundongos. Folhas de P. guineense foram pulverizadas e homogeneizada com água destilada (1:10 p/v) e obtendo um extrato aquoso a 10% por turbólise (EAPg). O extrato foi caracterizado por cromatografia em camada delgada e por cromatografia líquida de alta eficiência. Eritrócitos murinos foram usados para avaliar a citotoxicidade, enquanto camundongos Swiss albinos foram utilizados para avaliar a toxicidade aguda, genotoxicidade (ensaio do cometa) e mutagenicidade (teste do micronúcleo). Os resultados do ensaio de citotoxicidade revelaram a baixa capacidade do EAPg em causar lise celular com uma taxa de hemólise variando de 0,35% a 13%. No estudo de toxicidade oral aguda em camundongos, nenhum camundongo apresentou qualquer alteração comportamental ou mortalidade após a administração de 2.000 mg/kg de EAPg por 14 dias. Os parâmetros hematológicos não apresentaram diferença significativa em relação aos animais do grupo controle. Já na avaliação dos parâmetros bioquímicos o tratamento com EAPg promoveu uma redução dos parâmetros lipídicos (p<0.05). O teste do micronúcleo e o índice de danos (DI) da avaliação genotóxica não indicou diferença significativa quando comparado ao controle.  Porém, foi observada um aumento na frequência de dano (DF) dos animais tratados com 2000 mg/k de EAPg. Com isso, foi evidenciado que o extrato apresenta flavonoides, taninos hidrolisáveis, terpenos, esteroides e açúcares redutores. Na avaliação de toxicidade, o tratamento com 2000 mg/kg de EAPg reduziu parâmetros lipídicos e mostrou-se ser bem tolerado sem apresentar alterações comportamentais, bem como não promoveu dano ao DNA.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3239642 - ALISSON MACARIO DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - MAGDA RHAYANNY ASSUNCAO FERREIRA - UFPE
Externo à Instituição - ROBSON RAION DE VASCONCELOS ALVES - UFPE
Notícia cadastrada em: 12/04/2023 09:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02