Banca de DEFESA: JESSICA COSTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA COSTA DA SILVA
DATA : 07/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Obtenção de enzima colagenolítica, colágeno e hidrolisado protéico a partir de resíduos de robalo-flexa (Centropomus undecimalis)


PALAVRAS-CHAVES:

enzimas, peixes, subprodutos, hidrólise, peptídeos de colágeno


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Os peixes têm se tornado um produto de grande valia para os consumidores  em geral, isto, devido ao seu alto consumo e  demanda na produção por ser um alimento saudável e bastante recomendado em dietas nutricionais, onde pode-se encontrar grandes fontes de proteínas, vitaminas e ômega3. Em consequência desse alto consumo, surge um aumento significante da quantidade de resíduos sólidos gerados pela população, pescadores artesanais e indústrias pesqueiras, que por sua vez, são descartados de maneira inadequada ao meio ambiente. O objetivo desse trabalho foi obter a colagenase, colágeno e peptídeos bioativos de colágeno a partir de resíduos do robalo-flexa (Centropomus undecimalis). Utilizou-se vísceras intestinais para obtenção de amostra enzimática (extrato bruto) e com Sistema de Duas fases Aquosas (SDFA),  obteve o extrato bruto parcialmente purificado. A partir da pele foi obtido o colágeno ácido-solúvel (ASC) e colágeno pepsino-solúvel (PSC). O colágeno foi hidrolisado e sua caracterização realizada através da técnica eletroforese. No processo de purificação por SDFA, a enzima ficou concentrada no polietilenoglicol (PEG). Na hidrólise, os peptídeos tiveram maior produção após o período de 36 horas. Na eletroforese, foi possível verificar o perfil de peptídeos dos colágenos ASC e PSC. Diante desse estudo, foi possível verificar a importância do reaproveitamento dos subprodutos de peixes e sua capacidade para a produção de peptídeos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.147.764-** - ANA LUCIA FIGUEIREDO PORTO - UFRPE
Interno - ***.833.854-** - EMMANUEL VIANA PONTUAL - UFPE
Externa à Instituição - MARCIA NIEVES CARNEIRO DA CUNHA - UFRPE
Interna - 1526147 - MARCIA VANUSA DA SILVA
Externo à Instituição - VAGNE DE MELO OLIVEIRA - UFAC
Notícia cadastrada em: 07/03/2023 11:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07