Banca de DEFESA: SIBELLE WILLIANE DIAS DOS SANTOS INOCENCIO ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIBELLE WILLIANE DIAS DOS SANTOS INOCENCIO ALVES
DATA : 14/12/2022
LOCAL: videoconferência

CITOGENÔMICA COMPARATIVA DE ESPÉCIES DE Vigna SAVI (Leguminosae Juss.)

Palavras-chave: evolução cromossômica, cromossomos ortólogos, BAC-FISH, oligo-FISH, cariótipo, macrossintenia

A compreensão sobre a constituição e organização dos cariótipos de plantas têm auxiliado estudos evolutivos, sistemáticos e filogenéticos desses organismos. O gênero Vigna Savi (Leguminosae) reúne, em cinco subgêneros (Vigna, Haydonia, Plectrotropis, Lasiospron e Ceratotropis), cerca de 150 espécies, entre as quais destacam-se V. unguiculata subsp. unguiculata (feijão-caupi) e V. angularis (feijão- azuki) com grande importância socioeconômica mundial e número cromossômico constante (2n = 22) na maioria das espécies. O presente trabalho visou compreender a evolução cariotípica de representantes dos cinco subgêneros de Vigna, observando-se a macrossintenia cromossômica e a dinâmica de seus genomas. Para isso, foram usadas abordagens citomoleculares, tais como: medição do conteúdo de DNA (13 taxa), bandeamento por fluorocromos CMA/DAPI, FISH para localização do DNAr 35S e 5S (oito taxa), BAC-FISH (três taxa), além de oligo-FISH barcode (oito taxa) para identificação individual dos cromossomos, utilizando sondas desenhadas a partir de V. unguiculata subsp. unguiculata. Adicionalmente, foi realizada pintura cromossômica (oligopainting), utilizando sondas cromossomo-específicas de Phaseolus vulgaris (cromossomso Pv2 e Pv3, seis espécies) bem como análise de blocos genômicos do cariótipo ancestral da tribo Phaseoleae (APK) em espécies de três espécies de Vigna com genomas sequenciados e montados. Dados do tamanho do genoma por citometria de fluxo, e um compilado de dados de 25 espécies, disponível na literatura, de número e posição de sítios de DNAr e conteúdo de DNA foram utilizados em uma análise filogenética. Nossos resultados demonstraram que a maioria das bandas CMA+ corresponderam aos sítios de DNAr 35S. Enquanto os sítios de DNAr 5S permaneceram conservados (um a dois pares), os de DNAr 35S variaram em número (um a sete pares) e posição (proximal e terminal) e essa variação esteve correlacionada positivamente com o conteúdo de DNA (1C). A abordagem filogenética desses dados indicou uma distribuição aleatória do DNAr, porém suportou a hipótese do cromossomo 6 (identificado por BAC-FISH) como ancestral para o DNAr 35S, no gênero. Adicionalmente, o barcode de V. unguiculata permitiu identificar os 11 pares ortólogos nas espécies analisadas, exceto em V. vexillata, bem como confirmou rearranjos previamente identificados por BAC-FISH e identificou quebras de sintenia e de colinearidade nos ortólogos, confirmadas pelas análises dos blocos genômicos. A pintura cromossômica revelou macrossintenia com os ortólogos 2 e 3 sobretudo entre as espécies dos subgêneros Vigna e Ceratotropis. As quebras na sintenia identificadas entre os diferentes subgêneros podem estar relacionadas à origem parafilética do gênero, tendo as espécies dentro dos subgêneros características mais conservadas entre si. Vigna vexillata foi a espécie mais divergente, apresentando quebras de macrossintenia não observadas nas demais espécies de Vigna, não sendo possível identificar todos os ortólogos, o que pode estar relacionado ao fato de ela ser pantropical e pertencer a um complexo de espécies. Análises mais detalhadas são necessárias para identificar o cariótipo de V. vexillata.

Externo à Instituição - SAULO MARÇAL DE SOUSA
Presidente - 1293690 - ANA CHRISTINA BRASILEIRO VIDAL
Externo à Instituição - ANDRE SECO MARQUES DA SILVA
Interno - ***.956.213-** - JOSÉ RIBAMAR COSTA FERREIRA NETO - UFPE