Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE ALVES BANDEIRA DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANE ALVES BANDEIRA DE CARVALHO
DATA : 31/08/2022
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE LEISHMANICIDA (IN VITRO E IN SILICO), ANTICANCERÍGENA DE ÓLEOS ESSENCIAIS DO DOMÍNIO DA CAATINGA E DE COMPOSTOS ISOLADOS DA FLORA DO NORDESTE BRASILEIRO.


PALAVRAS-CHAVES:

 LEISHMANIOSES, DEHYDROGONIOTALAMINA, FARMACOCINÉTICAS


PÁGINAS: 40
RESUMO:

As leishmanioses é um complexo de doenças negligenciadas causadas por protozoários do gênero Leishmania, que representam um sério problema de saúde pública em toda América Latina e, particularmente, no Brasil. Tendo em vista a gravidade das Leishmanioses, a ausência de uma terapia eficaz de baixo custo, a toxidade das drogas comumente utilizadas e a presença de resistência do parasita ao tratamento, a busca por novas drogas ainda se faz necessária. A biodiversidade existente na flora brasileira e o seu potencial como fonte de moléculas bioativas proporciona à busca de formas alternativas de tratamento desta endemia. Neste trabalho investigou-se as atividades: leishmanicida, anticancerígena, antioxidante e avaliação insilico ADMET das amostras. O extrato metanólico do Felicium decipiens apresentou melhor atividade leishmanicida, seguido do óleo essencial da Eugenia pohliana, da dehydrogoniotalamina e do óleo essencial da Eugenia macrophylla. A atividade anticancerígena foi realiza frente às célula tumorais MCF-7 (adenocarcinoma de mama), NCI-H292 (adenocarcinoma de pulmão), HeLa  (carcinoma cervical humano), HL-60 ( Leucemia promielocítica aguda), K562 ( Leucemia mielocítica crônica), e células não tumorais, L929 ( fibroblasto de camundongo) e, células VERO ( células epiteliais), pelo método colorimétrico MTT. Dentre as amostras testadas a dehydrogoniotalamina apresentou melhor atividade anticancerígena, com uma IC50 de 9,64 µg/mL ( HeLa ). O potencial antioxidante das substâncias testadas foi avaliado pelo método DPPH e pelo método do fosfomolibdênio. A Dehydrogoniothalamina apresentou capacidade de sequestrar radicais livres em torno de 57,67 %, pelo método de DPPH. E os óleos essenciais da Eugenia pohliana e Verbesina macrophylla, mostraram capacidade antioxidante total bastante significativa, perfazendo 82,8 e 84,02%, respectivamente.Foi realizada a avaliação in silico ADMET dos compostos majoritários do óleo essencial da Eugenia pohliana e da Dehydrogoniothalamina, utilizando como alvo molecular a enzima essencial a síntese de lipídio da leishmania, a CYP51 ( lanosterol 14α-demetilase ). A avaliação in sílico de ADMET das amostras evidenciou que essas moléculas apresentam boas propriedades farmacocinéticas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2199639 - ELIETE CAVALCANTI DA SILVA
Externa à Instituição - ELIZABETH FERNANDA DE OLIVEIRA BORBA
Presidente - 1134040 - MARIA TEREZA DOS SANTOS CORREIA
Notícia cadastrada em: 11/07/2022 10:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07