Banca de DEFESA: ROMULO DA FONSECA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROMULO DA FONSECA DOS SANTOS
DATA : 24/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

FATORES DE TRANSCRIÇÃO (FTs) E SUAS REGIÕES CIS-REGULADORAS EM ASSOCIAÇÃO COM A DEFESA VEGETAL EM FABACEAE


PALAVRAS-CHAVES:

Bioinformática. Desidratação radicular. Estresse abiótico. Fatores de transcrição. Feijão-caupi. NAC. Regiões cis-reguladoras.

 


PÁGINAS: 109
RESUMO:

 

Os Fatores de Transcrição (FT) são componentes essenciais do sistema de imunidade inata e defesa basal de plantas, que codificam proteínas que regulam a expressão gênica através da ligação de sequências específicas de DNA na região regulatória dos genes-alvo, modulando a atividade da RNA polimerase para início do processo transcricional. Dentre as principais famílias, os genes da família NAC (NAM, ATAF1/2, CUC2), por exemplo, codificam FTs específicos de plantas, com importante papel na resposta a estresses bióticos e abióticos, bem como no crescimento e desenvolvimento vegetal. Neste estudo, sequências de NAC de Arabidopsis thaliana e de outras angiospermas foram utilizadas para a identificação e caracterização de FTs-NAC no transcriptoma de feijão-caupi, bem como sua presença e distribuição no genoma, sob desidratação radicular, comparativamente aos controles não estressados. As proteínas correspondentes aos FTs-NAC foram avaliadas com vistas à presença de domínios conservados, sendo classificadas em diferentes subgrupos. As sequências analisadas apresentaram relativa conservação na região 5’ e maior variação na região 3’, bem como a presença do motivo WVLCR, característico da família. Análises de expressão diferencial revelaram diversos padrões de expressão, desde candidatos induzidos em todos os tecidos e situações, inclusive controles não estressados, como também, candidatos com baixos níveis de expressão ou especificidade, enquanto outros apresentaram-se reprimidos. A análise das regiões cis-reguladoras revelou que os FTs-NAC estão possivelmente associados a outros FTs sabidamente relacionados às vias de resposta a estresses bióticos e abióticos, como MYB, DOF e AP2/ERF. Os resultados indicam uma diversidade considerável dos membros da família NAC e uma possível associação com outras famílias de FTs, sendo potencialmente úteis para uso como marcadores moleculares ou em estudos de transgenia, com o objetivo de melhorar o desempenho desta espécie sob estresses bióticos e abióticos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1134670 - ANA MARIA BENKO ISEPPON
Interno - 917.956.213-20 - JOSÉ RIBAMAR COSTA FERREIRA NETO - UFPE
Interna - 1061810 - VALESCA PANDOLFI
Externo à Instituição - MANASSES DANIEL DA SILVA
Externa à Instituição - ROBERTA LANE DE OLIVEIRA SILVA - UNIVASF
Notícia cadastrada em: 03/01/2022 10:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01