Banca de QUALIFICAÇÃO: SIBELLE WILLIANE DIAS DOS SANTOS INOCENCIO ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIBELLE WILLIANE DIAS DOS SANTOS INOCENCIO ALVES
DATA : 27/10/2021
LOCAL: videoconferência

EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA EM ESPÉCIES DE Vigna SAVI

Evolução cromossômica, Oligo-FISH, Pintura cromossômica,

A identificação cromossômica via oligo-FISH tem permitido estudar cariótipos de plantas mediante pintura cromossômica, bem como identificar todos os cromossomos em um único experimento usando um código de barras. O presente trabalho visou compreender a diversidade cromossômica, macrossintenia e evolução cariotípica entre representantes dos cinco subgêneros de Vigna (Vigna, Haydonia, Plectrotropis, Lasiospron e Ceratotropis). Foram utilizadas oligo-sondas dos cromossomos 2 e 3 de Phaseolus vulgaris (Pv2 e Pv3) para pintura dos ortólogos em seis espécies de Vigna. Adicionalmente, mapas citogenéticos foram construídos para sete espécies, utilizando código de barras, desenvolvido com base no genoma de V. unguiculata. A pintura cromossômica foi eficiente para identificar os cromossomos 2 e 3 em todas as espécies, revelando apenas pequenas diferenças no padrão de pintura para cada subgênero, demonstrando conservação da macrossintenia. Entretanto, V. vexillata (Plectrotropis), apresentou adicionalmente marcas de Pv2 em três outros pares. O código de barras foi eficiente para a identificação de todos os cromossomos nas espécies analisadas, mostrando sintenia para os cromossomos 1, 7, 8, 9, 10 e 11. Observou-se inversão pericêntrica para o cromossomo 4, nas espécies analisadas com exceção de V.unguiculata subsp. sesquipedalis, bem como um sinal vermelho extra na região proximal do cromossomo 5 de V. aconitifolia e V. angularis. Na espécie V. vexillata, foram observadas quebras de sintenia envolvendo os cromossomos 2, 3, 5 e 6. A presente análise permitiu estabelecer padrões cariotípicos para cada subgênero, trazendo informações importantes para o entendimento da evolução cariotípica intragenérica, sugerindo V. vexillata como uma espécie cariotipicamente mais divergente.

Externo à Instituição - GUILHERME TOMAZ BRAZ
Presidente - 1134670 - ANA MARIA BENKO ISEPPON
Interna - 2380850 - MARIA BETANIA MELO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 14/10/2021 11:39