Banca de DEFESA: ALYSSON DE SÁ PEREIRA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALYSSON DE SÁ PEREIRA LIMA
DATA : 29/10/2021
HORA: 08:30
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Investigação do potencial biotecnológico da microalga Scenedesmus obliquus (Turpin) Kützing isolada no semiárido pernambucano.


PALAVRAS-CHAVES:

 Clorófita, nutracêutico, produtos naturais, antioxidante, prebiótico, exopolissacarídeo.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Investigação do potencial biotecnológico da microalga Scenedesmus obliquus (Turpin) Kützing isolada no Semiárido pernambucano.

Resumo: Microalgas são organismos fotossintetizantes com grande diversidade bioquímica, e assim podem ser aplicadas em diferentes campos biotecnológicos. Porém, o conhecimento a respeito das potencialidades de moléculas bioativas ainda é insuficiente, sobretudo, num contexto de ascensão no mercado nutracêutico. O presente estudo teve como objetivo realizar uma investigação do potencial biotecnológico da clorófita Scenedesmus obliquus isolada no Semiárido pernambucano quanto a recuperação de compostos, atividades biológicas e possíveis aplicações da biomassa e seus derivados. A microalga foi cultivada em meio BBMmodificado (Bold Basal Medium) usando sistema semicontínuo e sob parâmetros de temperatura, luminosidade e pH controlados. A caracterização química preliminar da biomassa se deu por meio da quantificação do teor de proteína, carboidratos e amido (biomassa seca e residual, após extração). Além disso, um concentrado de exopolissacarídeos foi obtido e analisado. O processo de extração de compostos envolveu três ciclos para cada um dos solventes utilizados, compondo as frações aquosa, etanólica, acetônica e hexânica, que foram avaliadas quanto ao teor de compostos fenólicos e atividades antioxidante, antibacteriana, capacidade de inibição enzimática e atividade hemolítica. O potencial antioxidante variou entre os diferentes extratos, onde os valores de sequestro de DPPH variaram entre 17,51-63,12%, para o radical ABTS os extratos revelaram valores entre 6,82-22,89%, e para a redução de fosfomolibdêncio foram observados resultados entre 18,40 -71,44 mg EAA/ g peso seco. Além disso, a capacidade de inibição enzimática foi verificada para todos os tratamentos, com valores de inibição significativa (p<0,001) para as proteases quimotripsina (34,78-45,8%) e pepsina (16,64-27,27%), além da α-amilase (24,79%) e lipase (31,05%). No teste de atividade antibacteriana, apenas o extrato etanólico apresentou inibição contra Lysteria sp. (CIM=256 µg/mL). Tal fração apresentou também os maiores níveis significativos (p<0,001) de hemólise (31,88-52,45%). O potencial prebiótico dos exopolissacarídeos (EPS) de S. obliquus foi demonstrado, estimulando o crescimento das cepas de Lactobacillus rhamnosus e L. plantarum. Assim, os dados gerados neste estudo sugerem a presença de moléculas com potencial biotecnológico e nutracêutico. Os resultados obtidos com a cepa de S. obliquus isolada do semiárido, uma espécie local, revelam o potencial destas microalgas ainda pouco estudadas. Mais estudos complementares podem evidenciar tais propriedades e revelar mais informações quanto a sua segurança alimentar e aplicações terapêuticas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DANIELLI MATIAS DE MACEDO DANTAS
Interna - 2380850 - MARIA BETANIA MELO DE OLIVEIRA
Presidente - 2356344 - RANILSON DE SOUZA BEZERRA
Notícia cadastrada em: 06/10/2021 15:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04