Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS ANDRE DE ALMEIDA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIS ANDRE DE ALMEIDA CAMPOS
DATA : 29/09/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

NANOCARREADORES POLIMÉRICOS CONTENDO ANTIMICROBIANOS COMERCIAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O COMBATE DE INFECÇÕES BACTERIANAS RESISTENTES

Bacilos Gram-negativos. Resistência bacteriana. Zeína. Quitosana. Ceftazidima. Tobramicina.

As infecções bacterianas causadas por cepas resistentes produtoras de biofilme causam altos índices de morbimortalidade impactando negativamente na economia e na saúde pública mundial. O tratamento dessas infecções é oneroso e complexo devido ao espectro limitado de antimicrobianos eficazes, especialmente, para eliminar bacilos Gram-negativos (BGNs), como Acinetobacter baumannii, Klebsiella pneumoniae, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa que causam infecções do trato urinário, do trato digestório, no sistema nervoso central, pneumonia, bacteremia, septicemias e infecções nas unidades de terapia intensiva (UTI). Em geral, para tratar essas infecções, utiliza-se a terapia combinada de β-lactâmicos, como a ceftazidima (CAZ), e aminoglicosídeos como a tobramicina (TOB), contudo esses fármacos apresentam limitações como baixa biodisponibilidade, níveis elevados de toxicidade e não apresentam formas farmacêuticas para administração pela via oral devido à sensibilidade a degradação pelas enzimas digestivas, a dificuldade de atravessar a barreira epitelial do intestino e de penetrar os biofilmes bacterianos. Com o objetivo de sobrepor essas limitações, encapsular CAZ e TOB em nanopartículas de zeína revestidas com quitosana torna-se uma alternativa promissora na utilização de partículas orais para liberação controlada de antimicrobianos no tratamento de infecções causadas por cepas de A. baumannii, K. pneumoniae, E. coli e P. aeruginosa. Assim, este estudo teve objetivo desenvolver, caracterizar e avaliar a atividade antibacteriana e antibiofilme de nanocarreadores poliméricos contendo antimicrobianos comerciais para uso pela via oral. As nanopartículas de zeína contendo ceftazidima e tobramicina (CAZ-ZNP, TOB-ZNP, TOB-CAZ-ZNP) e as nanopartículas de zeína revestidas com quitosana contendo ceftazidima e tobramicina (CAZ-ZNP-CH, TOB-ZNP-CH, TOB-CAZ-ZNP-CH) foram preparadas pelo método de nanoprecipitação e caracterizadas pelo tamanho de partícula (Ø), índice de polidispersão (PDI), potencial zeta (ξ), pH e eficiência de encapsulação (EE%). A determinação da concentração inibitória mínima (CIM) e da concentração bactericida mínima (CBM) das nanopartículas frente as cepas Escherichia coli ATCC 25922 e H100407, Acinetobacter baumannii ATCC 19606, Klebsiella pneumoniae ATCC 13883, ATCC 700603, K25 A2, K26 A2, K29 A2, K31 A2 e K32 A2, e Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853, PA 19, PA 56 e PA 69 foi realizada pelo método de microdiluição em caldo de acordo com o Clinical and Laboratory Standards Institute. Os ensaios de inibição da formação de biofilme e da erradicação do biofilme pré-formado foram realizados em concentrações subinibitórias e suprainibitórias, respectivamente, nas cepas classificadas como moderadamente e fortemente produtoras de biofilme através do método do cristal violeta. As CAZ-ZNP, TOB-ZNP, TOB-CAZ-ZNP apresentaram Ø variando de 187,2nm a 197,8nm, PDI variando de 0,032 a 0,053, ξ variando de -31,4 ± 0,8 mV a -37,4 ± 0,9 mV e pH variando entre 6,9 e 7,2. As CAZ-ZNP-CH, TOB-ZNP-CH, TOB-CAZ-ZNP-CH apresentaram Ø variando de 314,6 nm a 330,6 nm, PDI variando de 0,217 a 0,274, o ξ variando de +39,2 ± 0,7 mV a +45,1 ± 1,0 mV e pH variando entre 4,3 e 4,9. A EE% de CAZ e TOB nas nanopartículas variou de 67,81% a 87,28% e de 53,01% a 63,38%, respectivamente. Para as cepas testadas, as TOB-CAZ-ZNP e TOB-CAZ-ZNP-CH apresentaram maior potencial antibacteriano e antibiofilme. Elas apresentaram a menor CIM (0,195 µg/mL) frente a E. coli ATCC 25922, K. pneumoniae ATCC 13883e P. aeruginosa ATCC 27853 e a menor CBM (0,195 µg/mL) frente a E. coli ATCC 25922. As TOB-CAZ-ZNP e TOB-CAZ-ZNP-CH inibiram a formação de biofilme na concentração CIM entre 46% e 99% e eliminaram o biofilme na concentração 16xMIC entre 38% e 92% em todas a cepas testadas. Assim, ceftazidima e tobramicina encapsuladas em nanopartículas de zeína revestidas com quitosana apresentaram características físico-químicas apropriadas para aplicação in vivo via oral epossuem promissoras atividades antibacteriana e antibiofilme com potencial terapêutico para tratamento de infecções causadas por bacilos Gram-negativos.

Interna - 1542785 - ADRIANA FONTES
Externa ao Programa - 1806262 - MARIANE CAJUBA DE BRITTO LIRA NOGUEIRA
Presidente - 1960817 - THIAGO HENRIQUE NAPOLEAO
Notícia cadastrada em: 28/09/2021 20:23