Banca de QUALIFICAÇÃO: THAMARA DE MEDEIROS AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAMARA DE MEDEIROS AZEVEDO
DATA : 13/10/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

Microbioma de Calotropis procera: uma abordagem metagenômica

Comunidades microbianas. Endosfera. Sequenciamento shotgun. Bioinformática.

As plantas interagem com uma série de microrganismos em seus habitats naturais. Membros benéficos do microbioma vegetal desempenham importantes papeis na sanidade, desenvolvimento e adaptabilidade das plantas, seja auxiliando no crescimento ou protegendo o hospedeiro vegetal contra a ação de estresses bióticos e abióticos. O Nordeste brasileiro contém uma ampla biodiversidade de plantas nativas e exóticas. Essa região semiárida compreende o Domínio das Caatingas, abrangendo uma vegetação adaptada às condições adversas resultantes do regime de chuvas desiguais. Dentre as espécies de plantas que se destacam em ambientes extremos do Nordeste está a Calotropis procera (Aiton) W. T. Aiton. Dotada de uma extrema capacidade de sobrevivência em ambientes desertos e áridos, no Brasil C. procera ocorre especialmente em condições salinas próximo a costa e em solos semiáridos da Caatinga. Diante do sucesso adaptativo dessa espécie frente a tais ecossistemas, o presente trabalho objetivou analisar o microbioma de C. procera em dois ambientes distintos (semiárido e litoral pernambucano) por meio da metagenômica, a fim de compreender a diversidade bem como o potencial de sua microbiota associado na adaptabilidade a ambientes adversos. Para tanto, foram realizadas amostragens em populações naturais de C. procera localizadas em área litorânea e semiárida nos municípios de Paulista e Petrolina, respectivamente. Foram obtidas amostras de raízes e rizosfera para análise molecular e de solo adjacente às plantas de C. procera para análises moleculares e químicas. A análise química dos solos coletados demonstrou que houve diferenças significativas para a maioria das propriedades químicas entre as amostras das duas áreas, com destaque para a presença de solos predominantemente ácidos e com maior teor de nutrientes no ambiente semiárido. As amostras de DNA total foram conduzidas ao sequenciamento metagenômico shotgun na plataforma HiSeq2500. Os dados gerados a partir do sequenciamento foram submetidos a análise de controle de qualidade e demonstraram ótima qualidade para o prosseguimento com as demais análises previstas para o estudo. A partir dos dados obtidos foi possível identificar o perfil taxonômico dos principais grupos bacterianos nas amostras sequenciadas. Pretende-se a partir dos dados do sequenciamento avaliar, além da composição, o potencial funcional do microbioma de C. procera em diferentes condições ambientais¸ visando ampliar o conhecimento da microbiota dessa espécie, ainda pouco explorada na literatura, e associar os dados com a sua sobrevivência diante ambientes extremos.

Presidente - 917.956.213-20 - JOSÉ RIBAMAR COSTA FERREIRA NETO - UFPE
Interna - 2380850 - MARIA BETANIA MELO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - VASCO ARISTON DE CARVALHO AZEVEDO - UFMG
Notícia cadastrada em: 25/09/2021 18:31