Banca de QUALIFICAÇÃO: GESSICA GOMES BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GESSICA GOMES BARBOSA
DATA : 01/10/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO PERFIL PROTEICO E ATIVIDADES BIOLÓGICAS DE SECREÇÕES DE GLÂNDULAS CUTÂNEAS DE Rhinella crucifer WIED-NEUWIED 1821 (AMPHIBIA: BUFONIDAE)


PALAVRAS-CHAVES:

sapo-amarelo; glândula paratoide; glândula mucosa; veneno.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Anfíbios apresentam uma maior vulnerabilidade a infecções por microorganismos como consequência da sua pele apresentar-se como um substrato muito permeável. Em vista disso, esse tegumento desenvolveu, através de pressões evolutivas, mecanismos de defesa antimicrobiana que incluem um arsenal de substâncias produzidas por glândulas cutâneas. As secreções das glândulas cutâneas desses organismos são compostas por diversas moléculas, dentre elas aminas biogênicas, esteroides, alcaloides, peptídeos e proteínas. Rhinella crucifer (Wied-Neuwied, 1821) é uma espécie restrita ao bioma Mata Atlântica, que ocorre em folhas de serapilheira de fragmentos florestais e em habitats perturbados, reproduzindo-se em riachos de fluxo rápido e poças temporárias. O gênero destaca-se por fazer parte de um grupo de anuros de interesse farmacológico. Diversas pesquisas na literatura relatam composição química, bem como as bioatividades encontradas na secreção das glândulas cutâneas de anuros, tais como efeitos citotóxico, cardiotóxico, neurotóxico, miotóxico, anestésico, cicatrizante, hemolítico, alucinógeno, antitumoral e imunossupressor. A presente tese em desenvolvimento tem como objetivo investigar o perfil proteico/peptídico de secreções glândulas cutâneas (paratoide e mucosas) de Rhinella crucifer e avaliar as atividades hemolítica, antimicrobiana e citotóxica. Os resultados obtidos até o momento mostram que as secreções de glândulas paratoides (SGP) apresentaram concentração proteica entre 1,43 a 2,38 mg/mL e a secreção das glândulas mucosas (SGM) entre 0,27 e 0,52 mg/mL. O perfil eletroforético mostrou a presença de oito bandas proteicas na amostra das glândulas paratoides e seis bandas para a amostra das glândulas do corpo coletadas de machos da área agrícola. O perfil proteico foi similar nas secreções de machos coletados na área preservada.  Todas as bandas detectadas foram encaminhadas para análise por espectrometria de massas. Até o momento foram identificadas duas proteínas: uma catalase similar a encontrada em Glandirana rugosa e uma proteína ribossomal (fator de alongamento 1-alfa) similar a identificada em Xenopus laevis. As secreções de R. crucifer  não apresentaram atividade proteolítica de tripsina (serino protease), atividade hemaglutinante (lectina) e atividade inibidora de tripsina. SGP e SGM apresentaram baixa atividade hemolítica, sendo maior grau de hemolise detectado de apenas 1,4%. SGM foi capaz de inibir o crescimento da cepas de Enterococcus faecalis e Escherichia coli, com uma CMI de 0,2 mg/mL.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIANA DE SOUZA CASTRO - UnB
Presidente - 037.833.854-40 - EMMANUEL VIANA PONTUAL - UFPE
Interna - 1133984 - PATRICIA MARIA GUEDES PAIVA
Notícia cadastrada em: 10/09/2021 13:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05