Banca de DEFESA: PAULA KARINE CAVALCANTE

DISCENTE: PAULA KARINE CAVALCANTE
DATA : 02/03/2023
LOCAL: Por meio de videoconferência

IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NA EVASÃO DISCENTE EM CURSOS SUPERIORES DE SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

covid-19; educação; ensino superior; evasão escolar; política de educação superior

A pandemia da COVID-19 mudou as relações humanas e aspectos da vida diária. Na educação, as Instituições de Ensino Superior (IES) interromperam as aulas ou fizeram a transição do ensino presencial para o ensino remoto, trazendo desafios sem precedentes para todo o sistema educacional. Este trabalho teve como objetivo investigar a evasão em cursos de saúde de uma Universidade Pública do Nordeste Brasileiro durante a pandemia. Foi realizado um estudo transversal descritivo, através do envio de um questionário por e-mail a alunos dos cursos de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Campus Recife. Os dados foram tabulados e submetidos ao teste do qui-quadrado, Kolmogorov-Smirorv, Mann-Whitney e regressão logística binária, tendo-se como variável dependente a evasão, com um nível de significância de 0,05. Quando analisamos a média de evasão anual, houve um aumento durante a pandemia em 11 dos 12 cursos incluídos na pesquisa. Dos 626 estudantes que participaram da pesquisa, 571 (91,21%) estavam matriculados e 55 (8,8%) evadidos, 433 (69,17%) eram do gênero feminino, 6 (0,96%) participantes não se reconheciam como masculino ou feminino. As variáveis gênero, relacionamento conjugal, renda familiar, relacionamento com os colegas, informações anteriores ao ingresso sobre o curso, vocação, qualidade do curso, reprovação ou notas baixas foram significativas quanto à evasão (p≤0,02). Dos 571 alunos matriculados 183 (32%) relataram uma propensão à evasão que surgiu durante a pandemia. Conclui-se que foi alta a taxa de evasão e de propensão a evasão. O gênero, relacionamento conjugal, renda familiar, relacionamento com os colegas, ter informações suficientes sobre o curso antes de ingressá-lo, vocação, qualidade do curso, reprovação ou notas baixas são fatores que interferem quanto à evasão, já a idade, curso escolhido e escolaridade dos pais não interferem.

Externa à Instituição - FABIOLA PESSOA PEREIRA LEITE
Presidente - 1802101 - FLAVIA MARIA DE MORAES RAMOS PEREZ
Externa ao Programa - 1747488 - MAGNA DO CARMO SILVA - null
Notícia cadastrada em: 24/02/2023 10:28