Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA VICENCIA MENEZES CASTELO BRANC

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELA VICENCIA MENEZES CASTELO BRANC
DATA : 10/06/2022
LOCAL: Por meio de videoconferência

PERCEPÇÃO E O IMPACTO DA PRIMEIRA ONDA DE COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA NO BRASIL

COVID-19, Saúde Mental, Educação em Odontologia

A pandemia de COVID-19 trouxe desafios sem precedentes para os sistemas de educação odontológica e estudantes de odontologia. O objetivo neste estudo foi investigar o impacto da primeira onda de COVID-19 na saúde mental de estudantes de graduação (EGD) e pós-graduação (EPG) em Odontologia no Brasil. Um questionário virtual autoadministrado foi enviado a EGD e EPG em Odontologia, residentes no Brasil, maiores de 18 anos, entre agosto e setembro de 2020. Os participantes foram recrutados via redes sociais. A primeira parte do instrumento consistia em questões sociodemográficas e a segunda era composta pelo Questionário de Saúde Geral – QSG-12. O teste do qui-quadrado foi utilizado para comparar as variáveis analisadas (p<0,05). De 606 estudantes, 79,4% eram do sexo feminino e 80,9% eram EGD. Os participantes que tiveram a vida social e familiar afetadas pela COVID-19 (88,8%) se concentravam menos no que estavam fazendo (p<0,001), sentiam-se constantemente sob pressão (p<0,001) e se sentiam um pouco mais infelizes que o de costume (p=0,028). Os EGD sentiam menos prazer em realizar atividades normais do dia a dia (p=0,006) e relataram ter perdido mais a confiança em si mesmos (p=0,009) quando comparados aos EPG. Por outro lado, os EPG se sentiam mais sob pressão (p=0,002), consideraram-se mais estressados e ansiosos devido ao momento que estavam vivendo (p=0,034) e estavam fazendo mais acompanhamento psicológico (p=0,039). A pandemia de COVID-19 gerou impacto negativo na saúde mental de EGD e EPG em Odontologia. As instituições de ensino devem elaborar estratégias para lidar com essas emoções negativas dos estudantes, para minimizar estes impactos na prática do ensino odontológico.

Presidente - 1195524 - ALESSANDRA DE ALBUQUERQUE TAVARES CARVALHO
Interna - 1552665 - MARIA LUIZA DOS ANJOS PONTUAL
Externo à Instituição - PAULO ROGERIO FERRETI BONAN
Notícia cadastrada em: 01/06/2022 11:58