Banca de DEFESA: MAYARA LARISSA MOURA DE SOUZA

DISCENTE : MAYARA LARISSA MOURA DE SOUZA
DATA : 24/02/2022
LOCAL: Por meio de videoconferência

LEVANTAMENTO DE LESÕES LABIAIS DIAGNOSTICADAS EM UM LABORATÓRIO DE PATOLOGIA ORAL E MAXILOFACIAL

Lábio; Doenças;

Esse estudo teve como objetivo a análise da prevalência das lesões labiais diagnosticadas no laboratório de Patologia Oral e Maxilo-Facial da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre os anos de 2000 e 2019, através dos registros de biópsias e dos laudos de diagnósticos histopatológicos. Trata-se de um estudo transversal com base em dados secundários. Foram analisados os casos clínicos diagnosticados como lesões labiais do laboratório de Patologia oral e Maxilo-facial da UFPE entre os anos de 2000 e 2019. Os dados relevantes para o estudo foram coletados a partir de fichas clínicas: idade e sexo do paciente, hábitos gerais, localização da lesão, tempo de evolução, hipóteses clínicas de diagnóstico e tipo de biópsia. Os dados coletados foram analisados através do programa IBM SPSS Statistics, versão 24.0. A estatística descritiva foi obtida para todas as variáveis descritas a partir do cálculo de frequências percentuais. Posteriormente, as associações entre as variáveis com os 10 grupos de lesões identificados foram realizadas. Utilizou-se o teste KAPPA para avaliar a concordância entre diagnóstico clínico e histopatológico. Foram analisados um total de 1284 casos, representando 17,8% dos casos do laboratório de Patologia. O tempo médio de queixa foi de 16 meses, sendo o tempo mínimo de 2 dias, e o máximo de 40 anos. O tipo de biópsia mais frequente foi a excisional com 682 casos (53,1%), enquanto a incisional foi realizada em 326 casos (25,4%). A distribuição demográfica foi de 800 mulheres (62,3%) e 483 homens (37,6%). A média de idade foi de 37,6 anos, variando de 3 meses a 97 anos, sendo a faixa etária dos adultos a mais prevalente. O principal local de apresentação foi lábio inferior com 1043 casos (81,2%). As lesões mais frequentes foram: mucocele (32,9%), hiperplasia fibrosa (15,7%), sialoadenite (11,1%) e queilite actínica (9,7%). Em 786 casos (61,2%) houve concordância do diagnóstico clínico com o histopatológico. A partir desse trabalho é possível concluir que os lábios são uma região anatômica de extrema importância por abarcar uma diversidade de lesões. Há uma alta prevalência de casos de queilite actínica e de carcinoma de células escamosas. As neoplasias benignas de glândulas salivares são mais comuns no lábio superior, representando o principal diagnóstico diferencial de nódulos submucosos nesta localização.

Presidente - 1171208 - ELAINE JUDITE DE AMORIM CARVALHO
Externo à Instituição - FABIO RAMOA PIRES
Externo à Instituição - PAULO ROGERIO FERRETI BONAN
Notícia cadastrada em: 22/02/2022 09:47