Banca de DEFESA: MARIA HELOISA MARTINS

DISCENTE : MARIA HELOISA MARTINS
DATA : 23/02/2022
LOCAL: Por meio de videoconferência

O TEMPO DE FOTOPOLIMERIZAÇÃO INFLUENCIA NO GRAU DE CONVERSÃO DOS CIMENTOS RESINOSOS? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS IN VITRO

cimentos dentários; polimerização; espectroscopia

O objetivo dessa revisão sistemática foi verificar a influência do tempo de fotopolimerização na taxa de conversão dos cimentos resinosos duais e fotoativados. Foi realizada uma busca nas bases de dados Medline/Pubmed, Embase, Scopus, Web of Science e BVS, complementada por busca na literatura cinzenta e busca manual de artigos publicados de 1966 a outubro de 2021. Foram selecionados estudos in vitro, contendo ≥10 amostras, que apresentavam  a taxa de conversão de cimentos resinosos duais ou fotoativados, fotopolimerizados por diferentes tempos, através de discos de cerâmicas. As etapas de elegibilidade, extração de dados e avaliação de qualidade dos estudos e risco de viés foram realizadas de forma independente e duplicada. De 3.592 citações recuperadas, 15 artigos preencheram os critérios de elegibilidade e seguiram para extração de dados. Dentre os 15 estudos incluídos na revisão, houve uma variação de 3 a 120 segundos do tempo de fotopolimerização dos cimentos resinosos e 12 estudos apresentaram uma taxa de conversão maior ao utilizar tempos de fotopolimerização maior que 20 segundos. O tipo de cerâmica mais utilizada foi a de dissilicato de lítio, observada em 9 estudos, e os cimentos fotopolimerizados através desse material, apresentaram as taxas de conversão mais elevadas. Além disso, os cimentos resinosos duais apresentaram taxas de conversão mais elevadas em comparação aos fotoativados, para todos os tempos de fotopolimerização testados. Com a heterogeneidade dos estudos e por apresentarem em sua maioria um risco médio de viés, a força de evidência torna-se limitada. Concluiu-se, portanto, que, o tempo de fotopolimerização influencia na taxa de conversão dos cimentos resinosos, e que um tempo maior que 20 segundos proporciona, em geral, maiores taxas de conversão, no entanto, não há uma padronização na literatura de qual seria o tempo ideal para obtenção da melhor taxa de conversão dos cimentos resinosos.

Presidente - 3496161 - JULIANA RAPOSO SOUTO MAIOR COSTA
Externa à Instituição - RAFAELLA DE SOUZA LEAO
Externo à Instituição - RANIEL FERNANDES PEIXOTO
Notícia cadastrada em: 11/02/2022 15:43