Banca de QUALIFICAÇÃO: LADYANNE PAVAO DE MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LADYANNE PAVAO DE MENEZES
DATA : 13/12/2021
LOCAL: Por meio de videoconferência

AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS E VARIAÇÕES ANATÔMICAS DO SEIO MAXILAR PARA O PLANEJAMENTO DA CIRURGIA DE LEVANTAMENTO DE ASSOALHO DO SEIO MAXILAR: UM ESTUDO EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO

Palavras-chaves: seio maxilar, elevação do assoalho do seio maxilar, tomografia computadorizada de feixe cônico.

Esta pesquisa teve como objetivo determinar a frequência das estruturas anatômicas e variações do seio maxilar por meio da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico e avaliar a potencial relevância clínica dessas estruturas no planejamento da cirurgia de elevação do assoalho do seio maxilar. Foram incluídos um total 200 seios maxilares de 100 pacientes, sendo a amostra composta por 50 homens e 50 mulheres. A presença de septos sinusais, sua extensão, direção, origem e localização foram registrados, assim como o grau e extensão do espessamento da membrana sinusal. A espessura da parede lateral do seio maxilar, a altura da crista óssea alveolar em região posterior de maxila e a relação entre os dentes superiores posteriores e o assoalho sinusal foram determinados. Outros parâmetros como a posição da artéria alveolar antral, o diâmetro e a altura do óstio do seio maxilar também foram anotados. Os dados encontrados foram posteriormente submetidos a análise estatística, buscando identificar uma relação dessas estruturas com o sexo, idade e estado da dentição em região posterior de maxila dos pacientes. Os septos estavam presentes em 52,5% seios estudados e foram mais frequentes na região posterior do assoalho do seio maxilar. Um total de 56,5% dos seios apresentou algum grau de espessamento da membrana, sendo significativamente mais presente e mais espessa no sexo masculino. Da mesma forma, o óstio do seio maxilar, também apresentou uma maior incidência de obstrução neste sexo. Esta estrutura estava patente em 87,5% dos seios maxilares estudados, e foi mais frequente na região média do seio. Em relação a crista óssea alveolar, sua menor altura foi encontrada na região de primeiro molar e a menor distância entre o ápice das raízes e o assoalho do seio estava presente na região de segundo molar. Já em relação a artéria alveolar antral, a menor distância entre a borda inferior do canal arterial e a crista alveolar foi encontrada em região de primeiro molar. Quanto a localização, a anastomose intraóssea foi significativamente mais observada no sexo feminino e em pacientes desdentados totais. Pudemos concluir que o planejamento pré-operatório através de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico é de suma importância para o sucesso da cirurgia de elevação do assoalho do seio maxilar, pois permite a avaliação de toda a anatomia sinusal e de suas possíveis variações, diminuindo o risco de potenciais complicações associadas ao procedimento.

Externa ao Programa - 2453967 - DANIELA DA SILVA FEITOSA
Presidente - 1774390 - DANYEL ELIAS DA CRUZ PEREZ
Externa ao Programa - 1089982 - MARIANA FAMPA FOGACCI
Notícia cadastrada em: 01/12/2021 12:42