Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA KELLY ALVES FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRESSA KELLY ALVES FERREIRA
DATA : 14/12/2021
LOCAL: Por meio de videoconferência

ANÁLISE DE ASPECTOS PSICOSSOCIAIS EM PACIENTES COM CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS ORAL

Não houve registro de resumo, por tratar-se de qualificação.

O carcinoma de células escamosas oral (CCEO) representa o tipo histológico mais prevalente entre as neoplasias malignas de cabeça e pescoço, sendo considerado um  problema de saúde pública mundial devido a sua alta prevalência e elevadas taxas de mortalidade. O diagnóstico e tratamento do CCEO estão associados a impactos físicos, emocionais e psicossociais, que podem resultar em comprometimento da qualidade de vida (QV) dos indivíduos a curto e longo prazo. O objetivo desta pesquisa é avaliar a associação entre fatores psicossociais (sintomas de depressão, ansiedade e senso de coerência) e QV geral e bucal em pacientes com CCEO antes e após o início do tratamento antineoplásico. Trata-se de um estudo longitudinal prospectivo a ser realizado entre março de 2022 e julho de 2023 em um centro de referência oncológico no município de João Pessoa – PB. A amostra será constituída por pacientes diagnosticados com CCEO e em acompanhamento no referido hospital. A coleta de dados será realizada por uma única pesquisadora em dois momentos, onde o primeiro será antes do início do tratamento oncológico (T0), e o segundo após seis meses do início do tratamento (T1). Para avaliação dos fatores psicossociais e QV, serão utilizados os instrumentos Questionário de Senso de Coerência (SOC-13); a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21); o Questionário de Qualidade de Vida da Universidade de Washington (UW-QOL) e o Questionário Oral Health Impact Profile (OHIP-14). As condições de saúde bucal serão registradas em uma ficha clínica própria, sendo avaliadas a presença de cárie dentária através do Índice de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPO-D); condição periodontal, através do Índice Periodontal Comunitário (CPI); traumatismo dentário e lesões em tecido mole. Os dados obtidos serão tabulados e analisados estatisticamente, empregando-se nível de significância de 5% e os intervalos de confiabilidade de 95%.

Externa à Instituição - ANA FLAVIA GRANVILLE GARCIA
Externa à Instituição - DALIANA QUEIROGA DE CASTRO GOMES
Presidente - 1171208 - ELAINE JUDITE DE AMORIM CARVALHO
Notícia cadastrada em: 01/12/2021 12:11