Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYANA KARLA GUERRA LIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAYANA KARLA GUERRA LIRA DOS SANTOS
DATA : 09/08/2021
LOCAL: Por meio de videoconferência
INFLUÊNCIA DE DIFERENTES SISTEMAS ENDODÔNTICOS DE INSTRUMENTAÇÃO NA DETECÇÃO DE TRINCAS E RESISTÊNCIA À FRATURA EM DENTES HUMANOS UNIRRADICULARES

Palavras-chave: Endodontia; Terapia do canal radicular; Preparação do canal radicular; Microtomografia de raios-X; Resistência à fratura.

O preparo químico mecânico dos canais radiculares tem como objetivo realizar uma adequada desinfecção, mantendo sua anatomia original. Contudo, esse processo resulta na redução da dentina radicular, além da possibilidade de gerar trincas dentinárias, que por sua vez, podem influenciar a longo prazo a sobrevivência do dente afetado, e levar a fratura vertical da raiz. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos do uso de sistemas reciprocantes e rotatórios na formação de trincas na dentina radicular e resistência a fratura vertical da raiz de dentes unirradiculares humanos. Trata-se de um estudo in vitro com incisivos inferiores, aprovado pelo comitê de ética e pesquisa do Centro Universitário UNIESP As coroas foram seccionadas e as raízes avaliadas em microscópio cirúrgico, usando uma magnificação de 16x. Os sistemas endodônticos utilizados foram: Wave One Gold 25,07 / Dentsply (WOG); Reciproc Blue 25,08 / VDW (RB); Protaper Next X1 e X2 / Dentsply (PTN); Protaper Gold SX, S1, S2, F1 e F2 / Dentsply (PTG). Os dentes foram avaliados através da microtomografia computadorizada antes e após a instrumentação dos canais radiculares. As imagens obtidas foram reconstruídas em software específico e analisadas pelo software ImageJ. Para o primeiro objetivo específico, detecção das trincas, a amostra foi de 80 dentes (n=20), avaliadas as imagens referente aos 4mm apicais de cada raiz. O teste de Wilcoxon verificou as diferenças entre as imagens antes e após a instrumentação, o teste de Kruskal-Wallis as diferenças entre os grupos e o teste de Mann Whitney avaliou os diferentes movimentos de instrumentação. Para o segundo objetivo específico, avaliação da resistência a fratura (RF), 30 incisivos inferiores foram selecionados e divididos em cinco grupos (n = 6), sendo um controle e os demais grupos instrumentados com seu respectivo sistemas e obturados pela técnica de cone único. O teste de resistência foi realizado em máquina de ensaio universal, com carga de 5000N, velocidade de 1 mm / min até a detecção da fratura. A força máxima foi registrada em Newton. O teste NOVA foi utilizado para comparar a variável RF em situações que envolviam mais de dois grupos de comparação, enquanto o teste t de Student foi empregado para apenas dois grupos de comparação. Observando que em todos os sistemas utilizados, diferenças significativas foram encontradas entre o número de trincas antes e após a instrumentação (p <0,05). No entanto, não houve diferença estatística entre os quatro sistemas (p = 0,182), nem quando comparados os reciprocantes e rotatórios (p = 0,1048). Como também, não houve diferença estatisticamente significante na RF entre os grupos quando comparados com o controle (p = 0,064), nem entre os sistemas endodônticos (p = 0,13). Contudo, houve diferença significativa na RF entre os sistemas reciprocantes e rotatórios (p = 0,016). Desta forma, nota-se que a maioria dos defeitos dentinários estava presente nas imagens pré-operatórias, porém, houve um aumento no número de imagens comprometidas com as trincas, independentemente dos sistemas endodônticos utilizados. Enquanto, a RF dos dentes avaliados não foi influenciada pela instrumentação mecânica, todavia a RF dos sistemas reciprocantes foi significativamente maior do que os rotatórios.

Presidente - 1133622 - ANDERSON STEVENS LEONIDAS GOMES
Interno - 1311119 - CARLOS MENEZES AGUIAR
Externa à Instituição - DIANA SANTANA DE ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 30/07/2021 08:38