Banca de QUALIFICAÇÃO: GERFFESON WILLIAN MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GERFFESON WILLIAN MARTINS
DATA : 27/06/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

CONSUMO ALIMENTAR E ATIVIDADE FÍSICA MATERNA: repercussões sobre comportamentos relacionados ao dispêndio energético e ao ambiente social da prole.


PALAVRAS-CHAVES:

Atividade física. Comportamento materno. Nutrição materna. Comportamento social. Prole jovem.


PÁGINAS: 119
RESUMO:

Na gestação, lactação e primeira infância, estímulos ambientais, como a atividade física voluntária (AFV) e consumo alimentar materno alteram o comportamento da prole. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da AFV materna sobre o consumo alimentar materno e comportamento ativo da prole de ratos. Ratas (n=9), 30 dias pré-acasalamento, foram alocadas em gaiolas de AFV materna (GAFVM). As ratas foram classificadas em ativas (A, n=3) e muito ativas (MA, n=3) pela distância percorrida, gasto calórico e tempo de AFV. Ratas inativas (I, n=3) foram expostas a GAFVM impedidas de praticar AFV. Aos 21 dias pós-natal (DPN), 3 filhotes machos de cada ninhada foram alocados em gaiolas coletivas de AFV (GAFV), até os 62 DPN. O tempo de AFV, atividade física espontânea (AFE) e brincadeira social (BS) foram registrados. Ataques lúdicos (AL), postura supina (PS) e boxe foram quantificados. Ratas MA aumentaram progressivamente a prática de AFV, enquanto ratas A mantiveram níveis estáveis. Maiores níveis de AF, resultaram em maior controle materno do peso, ingestão alimentar e calórica. Filhotes de A praticaram mais AFV, com o tempo de BS constante e inferior aos de MA. Prole de A lançaram e resistiram mais a AL do que a de MA. Assim, o investimento materno no desenvolvimento da prole, parece ser influenciado pela AF materna pré-acasalamento. O nível de AF materna influenciou o comportamento ativo e a proficiência social da prole.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANO EDUARDO LIMA DA SILVA
Presidente - 1807416 - JOAO HENRIQUE DA COSTA SILVA
Externa à Instituição - WALESKA MARIA ALMEIDA BARROS
Notícia cadastrada em: 20/06/2022 08:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08