Banca de DEFESA: LUANA CRUZ BELTRAO

DISCENTE : LUANA CRUZ BELTRAO
DATA : 31/08/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

EFEITOS DO DESMAME PRECOCE SOBRE A ANSIEDADE E PARÂMETROS DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM RATAS: PAPEL DO SISTEMA SEROTONINÉRGICO.

Desmame precoce, Fêmeas, Serotonina, Fluoxetina, Ansiedade, Comportamento alimentar.

Insultos no início da vida parecem ter consequências permanentes na idade adulta. Dentre eles, o desmame precoce tem sido associado a alterações do controle do comportamento alimentar e do similar à ansiedade, esses comportamentos recebem influência do sistema serotoninérgico na sua regulação. As alterações dos mecanismos de regulação desses comportamentos têm sido associadas a obesidade e doenças associadas. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi investigar, em ratas fêmeas adultas, os efeitos do desmame precoce sobre parâmetros do comportamento alimentar e do similar à ansiedade, e a participação do sistema serotoninérgico nesses. Os animais foram desmamados aos 15ª ou 30ª dias de vida para formação dos grupos. A medição do peso corporal foi realizada entre os 194 e 200 dias. O teste de labirinto em cruz elevado, com e sem a administração da fluoxetina, foi realizado entre 194 e 196 dias de vida e a Sequência Comportamental de Saciedade (SCS), com alimentos palatáveis e dieta padrão, com e sem a administração de fluoxetina, por volta dos 200 dias de vida. Os resultados mostraram que o desmame precoce não alterou o peso corporal. Com relação ao teste do labirinto em cruz elevado, o desmame precoce não mostrou alterações no tempo de permanência nos braços, mesmo após a administração de fluoxetina. Com relação ao consumo alimentar, o desmame precoce não alterou o consumo de dieta padrão ou palatável, mas esteve associado à diminuição da latência para iniciar uma refeição com alimento palatável, mesmo após aplicação da fluoxetina. O desmame precoce também esteve associado a uma menor duração da refeição com alimento palatável. Portanto, embora as fêmeas desmamadas precocemente pareçam resistentes aos efeitos do desmame precoce sobre parâmetros do comportamento similar a ansiedade e do consumo alimentar, uma análise detalhada mostra que o desmame precoce pode acarretar mudanças comportamentais que podem ser prejudiciais em longo prazo.

Externa ao Programa - 1593605 - LISIANE DOS SANTOS OLIVEIRA
Externa ao Programa - 1673336 - MATILDE CESIANA DA SILVA
Externo à Instituição - RAFAEL DANYLLO DA SILVA MIGUEL - UFAL
Notícia cadastrada em: 17/08/2021 10:05