Banca de DEFESA: MARIA ROSEANE DOS SANTOS PENHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA ROSEANE DOS SANTOS PENHA
DATA : 28/07/2022
HORA: 09:00
LOCAL: GSUIT
TÍTULO:

SIMBOLISMO DO CUIDADO PARA CRIANÇAS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Cuidado da Criança, Criança Institucionalizada, Interacionismo Simbólico, Enfermagem, Educação em Saúde.


PÁGINAS: 138
RESUMO:

As crianças como seres sociais, constroem nas relações com a sociedade os seus significados para as coisas. Elas podem expressar os significados atribuídos por intermédio de histórias, brincadeiras e outras abordagens lúdicas. A interação social no ambiente institucional pode ressignificar a compreensão que a criança tem do mundo, inclusive do cuidado. A institucionalização pode ser compreendida como o afastamento do convívio com a família biológica, onde a criança é protegida pelo Estado por violações dos seus direitos. A ruptura e fragilidade nos vínculos familiares e sociais podem prejudicar os processos de cuidado e autocuidado da criança, trazendo prejuízos a sua boa saúde e desenvolvimento. O enfermeiro como membro da equipe multidisciplinar pode utilizar estratégias de educação em saúde e educação permanente que contribuam com o cuidado da criança no ambiente de acolhimento. Este estudo teve por objetivo desvelar o simbolismo do cuidado para crianças em acolhimento institucional. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, exploratório, realizado em instituições de acolhimento na cidade do Recife/PE, com 18 crianças entre sete e dez anos. A amostra foi delimitada pela saturação teórica dos dados. A coleta de dados ocorreu, nos meses de outubro de 2021 a março de 2022, seguindo os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados, utilizando-se o procedimento desenho-história. Os dados foram analisados à luz do Interacionismo Simbólico. A pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. A análise dos dados resultou em três categorias: reafirmando o cuidado como papel da família; tornando a alimentação um símbolo do cuidado; ampliando o olhar sobre as múltiplas esferas do cuidado e o fenômeno central foi adotando o autocuidado como uma expressão de cuidado. As crianças institucionalizadas expressam o autocuidado como um símbolo do cuidado. Partindo de suas interações com seus cuidadores as crianças interpretam as ações de cuidados recebidas e internalizam essas práticas construindo para si, rotinas de autocuidado e contribuindo com a cultura de cuidado com o corpo, representados pela provisão de necessidades físicas. Ademais, considera-se necessária a potencialização dessas práticas de autocuidado na promoção de ações educativas capazes de fortalecer as competências já desenvolvidas e acrescentar novos conhecimentos a criança como símbolo do seu autocuidado.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - GABRIELA MARCELLINO DE MELO LANZONI - UFSC
Externa ao Programa - 2572261 - ANA PAULA ESMERALDO LIMA
Interna - 1132274 - ELIANE MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS
Presidente - 2134540 - LUCIANA PEDROSA LEAL
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 09:07
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