Banca de QUALIFICAÇÃO: CIBELLE NAYARA SENA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CIBELLE NAYARA SENA DOS SANTOS
DATA : 06/06/2022
LOCAL: UFPE

VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM RISCO DE SUFOCAÇÃO PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR

Conhecimento; diagnóstico de enfermagem; educação em saúde; estudo de validação; sufocação

O estudo tem como objetivo validar o conteúdo do diagnóstico de enfermagem Risco de Sufocação nas crianças em idade pré-escolar no ambiente de educação infantil a partir de uma Teoria de Médio Alcance (TMA).Trata-se de uma pesquisa metodológica, a ser realizada em duas etapas: validade teórico-causal e a validação de conteúdo por juízes. Para a primeira etapa, será realizada a construção de uma Teoria de Médio Alcance por meio da identificação dos elementos (atributos críticos, e antecedentes), a realização do pictograma, proposições e relações causais. Para isso, essas etapas serão ancoradas por uma revisão integrativa da literatura e pelo modelo teórico de Dorothea Orem. Na segunda etapa, a definição e a relevância dos indicadores diagnósticos Risco de Sufocação nas crianças em idade pré-escolar no ambiente de educação infantil serão avaliados por juízes, compostos por enfermeiros de variados graus de expertise, que avaliarão a definição, fatores relacionados, populações em risco e condições associadas, a partir da Teoria de Médio Alcance. Quanto aos dados, serão organizados em uma planilha disponível no programa Microsoft Office Excel 2016 e analisados pelo programa estatístico R versão 3.2.0. A análise descritiva inclui o cálculo de frequências absolutas e percentuais e intervalos de confiança de 95% para variáveis nominais. Variáveis quantitativas foram apresentadas em termos de medidas de tendência central (média e mediana) e de dispersão (desvio-padrão e intervalo interquartílico). Para análise da validade de conteúdo dos componentes do diagnóstico utilizará o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) com base no modelo da diversidade preditiva, no qual a avaliação dos juízes é ponderada por seu nível de expertise. A pesquisa será iniciada após a aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Espera-se que o estudo com este determinado diagnóstico de enfermagem na população de crianças em idade pré-escolar, proporcione a identificação de novos antecedentes, e por conseguinte, prevenção de internações hospitalares e a identificação do risco pelos seus responsáveis. A implementação de ações de educação em saúde voltadas para a promoção, proteção da saúde e prevenção de sufocação e suas complicações nas crianças em idade pré-escolar nos ambientes infantis serão mais direcionadas a partir da identificação desses indicadores validados.

.

Interna - 1657188 - JAQUELINE GALDINO ALBUQUERQUE PERRELLI
Interna - 2807181 - MARIA WANDERLEYA DE LAVOR CORIOLANO MARINUS
Externa ao Programa - 2504602 - VILMA COSTA DE MACEDO