Banca de DEFESA: SILVIA CAMELO DE ALBUQUERQUE

DISCENTE : SILVIA CAMELO DE ALBUQUERQUE
DATA : 31/03/2022
LOCAL: GSUITE

FATORES ASSOCIADOS AO CONSUMO DE BENZODIAZEPÍNICOS POR ESTUDANTES DE UM INSTITUTO FEDERAL

ansiolíticos; psicotrópicos; estudantes; educação superior; enfermagem; educação em saúde.

O consumo de benzodiazepínicos é um grave problema de saúde pública, sobretudo na população de estudantes, considerando seu potencial para dependência e os diversos prejuízos associados, principalmente quando o uso ocorre sem prescrição médica, o que desperta a necessidade de averiguar os fatores associados para o uso desses medicamentos por estudantes de um Instituto Federal. Este estudo teve o objetivo de analisar em que medida as variáveis sociodemográficas, acadêmicas, estilo de vida, situação de violência e estado de saúde mental são capazes de predizer o uso de benzodiazepínicos por estudantes de nível técnico e superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 971 estudantes de um Instituto Federal, localizado em Recife – PE. Para a coleta de dados, foram utilizados o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), a Beck Scale for Suicide Ideantion (BSI), a Kessler Psychological Distress Scale (K10) e um formulário composto por variáveis sociodemográficas,
acadêmicas, estilo de vida e situação de violência. A análise foi realizada por meio de software estatístico. A associação entre uso de benzodiazepínicos e as variáveis independentes foi avaliada pelo teste Qui-quadrado e por meio de Regressão Logística Binária. Foram verificadas as razões de chances com seus respectivos intervalos de confiança e o valor de p<0,05 para fins de significância estatística. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, por meio número do parecer 2.937.477. O uso de benzodiazepínicos foi referido por 20,7% dos estudantes, 4,6% informaram uso nos últimos 12 meses com prescrição médica e 6,9% utilizaram sem prescrição médica nesse mesmo período. As variáveis que melhor predisseram o uso de benzodiazepínicos, no último ano, independente de prescrição médica, foram: frequentar festa open bar, uso de analgésico opioide nos últimos 12 meses, quadro sugestivo de Transtorno Mental Comum e tentativa de suicídio, de modo que esses dois últimos fatores aumentaram em mais de três vezes a chance de o estudante ter utilizado ansiolíticos nos últimos 12 meses. Quanto ao modelo preditor do uso de benzodiazepínicos, no último ano, sem prescrição médica, as variáveis que mostraram melhor ajuste na regressão logística binária foram: ser mulher cisgênero, frequentar festa open bar, quadro sugestivo de Transtorno Mental Comum e uso de opioides nos últimos 12 meses sem prescrição médica. Conclui-se que o uso de ansiolíticos sem prescrição médica por estudantes pode vir acompanhado do consumo de outras substâncias, como o uso concomitante opioides. Mulheres cisgêneros, estudantes que frequentam festas open bar, possuem quadro sugestivo de TMC e tentaram suicídio apresentaram maior chance de uso de benzodiazepínico e, portanto, devem ser grupos prioritários nas intervenções de enfermagem, com base na educação em saúde, voltadas para a prevenção do uso indiscriminado desses medicamentos por estudantes de nível técnico e superior.

Externa ao Programa - 1654499 - FERNANDA JORGE GUIMARAES
Presidente - 1657188 - JAQUELINE GALDINO ALBUQUERQUE PERRELLI
Interna - 1963086 - TATIANE GOMES GUEDES
Interna - 2161517 - VANIA PINHEIRO RAMOS