Banca de DEFESA: IRIS NAYARA DA CONCEICAO SOUZA INTERAMINENSE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IRIS NAYARA DA CONCEICAO SOUZA INTERAMINENSE
DATA : 24/02/2022
LOCAL: GSUITE

EFEITO DE VÍDEO EDUCACIONAL NO CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA O PAPILOMAVÍRUS HUMANO: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

Tecnologia educacional; Conhecimentos, atitudes e prática em saúde; Infecções por Papillomavirus; Vacinação; Ensaio clínico.

Ações educativas desenvolvidas pelo enfermeiro podem contribuir no enfrentamento do papilomavírus humano. Assim, o objetivo desta tese foi avaliar o efeito de um vídeo educacional na vacinação contra o papilomavírus humano por meio do conhecimento, da atitude e da prática de escolares, adolescentes e pais. Ensaio clínico controlado randomizado, desenvolvido em escolas municipais e estaduais do Distrito Sanitário IV de Recife-PE, de agosto de 2020 a novembro de 2021. Foram acompanhados 92 pais e 110 escolares e adolescentes, distribuídos em grupo controle e grupo de intervenção. Construíram-se, para a coleta de dados, um inquérito conhecimento, atitude e prática e um inquérito conhecimento e atitude, pré-teste e pós-teste, com base em conceitos sobre a temática; no vídeo educacional; em revisão integrativa fundamentada em 44 estudos; além de documentos nacionais e internacionais. Os instrumentos foram validados para conteúdo, com 22 juízes, e avaliados quanto à semântica, com dez pais e 20 escolares e adolescentes, sendo calculados o teste binomial e o Content Validity Index. Foram operacionalizados: aplicação do pré-teste nos dois grupos; intervenção com o vídeo educacional para o grupo de intervenção; aplicação do pós-teste, nos grupos, com sete e 30 dias após a intervenção. A análise do conhecimento, da atitude e da prática considerou as medianas dos escores do pré-teste e do pós-teste. Na comparação entre os grupos, utilizou-se o teste de Mann-Whitney e, dentro do mesmo grupo, o teste de Wilcoxon. A revisão integrativa evidenciou que crianças, adolescentes, pais e professores do ensino fundamental possuem conhecimento sobre a vacina contra o HPV, acreditam que a vacinação é importante e tem atitudes positivas, sendo a prática vacinal efetuada sob várias influências. Na validação de conteúdo, alguns itens das três seções foram insatisfatórios (recomendado índice >0,85) nos instrumentos, apesar de obterem índices globais >0,94. Na avaliação semântica, o inquérito dos pais foi bem avaliado; enquanto, para os menores, quatro itens mostraram valores abaixo do esperado. Ambos tiveram índices globais adequados. No conhecimento dos genitores, houve diferença estatística significante entre os grupos, sete dias e 30 dias (p<0,001), com mediana dos escores maiores para o grupo de intervenção. A atitude não apresentou diferença estatística significante entre eles nos três momentos. Na prática vacinal, a mediana foi maior para o grupo de intervenção no 30º dia, sem diferença estatística significante entre os grupos. Para escolares e adolescentes, as medianas dos escores de conhecimento foram maiores no grupo de intervenção, com diferença estatística significante no 7º dia e 30º dia (p<0,001 entre os grupos). A atitude não revelou diferença estatística significante ao compará-los nas fases do estudo. Dentro dos grupos, entre momento basal e 30º dia, houve aumento estatisticamente significante das medianas dos escores de conhecimento, atitude (exceto no grupo controle dos estudantes) e prática, que também mostrou diferença estatística significante entre sete e 30 dias. O vídeo educacional contribuiu para aumento dos escores de conhecimento de escolares, adolescentes e pais do grupo de intervenção, com maior cobertura vacinal da primeira dose, consistindo em uma ferramenta válida para promoção da saúde junto à escola.

Interna - 1132274 - ELIANE MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS
Interna - 1963086 - TATIANE GOMES GUEDES
Externa ao Programa - 2572261 - ANA PAULA ESMERALDO LIMA
Externa ao Programa - 1644846 - MARIA AUXILIADORA DO NASCIMENTO MELO