Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA FERREIRA ROZAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA FERREIRA ROZAL
DATA : 28/02/2022
LOCAL: gsuite
TÍTULO:

O LETRAMENTO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO PERMANENTE DO ENFERMEIRO MEDIADO POR CÍRCULOS DE CULTURA: TRANSFORMAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

promoção à saúde; letramento em saúde; círculo de cultura; educação permanente em saúde; enfermagem de atenção primária; prática profissional.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a aplicação de Círculos de Cultura na
educação permanente dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família sobre
letramento em saúde. Trata-se de um estudo do tipo descritivo e exploratório, com
abordagem qualitativa, que utilizará o método da pesquisa-ação, ancorado no
referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. O estudo terá como cenário as
Unidades de Saúde da Família dos Distritos Sanitários IV e V, localizadas no município
de Recife-PE. Participarão de forma intencional por julgamento os enfermeiros de
saúde da família vinculados aos serviços de saúde do DS IV e V. O percurso
metodológico da pesquisa será precedido por capacitação da equipe que auxiliará a
pesquisadora na coleta de dados e por validação de conteúdo de instrumento adaptado
Health Literacy Questionnaire por dois juízes/especialistas. A coleta de dados ocorrerá
em três etapas: Etapa I - Identificação do perfil sociodemográfico, das vivências e
expectativas na oferta de ações de educação permanente e educação em saúde, e
apreensão dos conhecimentos prévios sobre letramento em saúde com aplicação de
formulário para entrevista em profundidade. Nesta etapa será realizado estudo piloto
com três enfermeiros que não farão parte da amostra final do estudo para verificar a
adequação dos instrumentos de coleta de dados no que se refere à compreensão da
linguagem utilizada e das questões norteadoras; Etapa II - Círculos de Cultura sobre
letramento em saúde conduzidos por seis questões norteadoras; e, Etapa III - Avaliação
do aprimoramento da prática educativa dos enfermeiros da ESF composto por duas
perguntas avaliativas. Será utilizada a análise de dados com o uso de tabelas e gráficos
a partir dos dados estatísticos obtidos, assim como análise qualitativa auxiliadas pelo
Software Iramuteq (Interface de R pourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et
de Questionnaires) e pelo método de análise temática proposto por Braun e Clarke. A
realização da presente pesquisa obedecerá aos preceitos éticos da Resolução 466/12 do
Conselho Nacional de Saúde. Espera se alcançar transformações na prática dos
enfermeiros da estratégia de saúde da família nas ações de educação em saúde e
promoção à saúde junto aos usuários e grupos populacionais assistidos, a partir da
reflexão crítica e conscientização emanadas nos Círculos de Cultura na educação
permanente sobre letramento em saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DORLENE MARIA CARDOSO DE AQUINO - UFMA
Interna - 2807181 - MARIA WANDERLEYA DE LAVOR CORIOLANO MARINUS
Interna - 2483506 - SHEILA COELHO RAMALHO VASCONCELOS MORAIS
Externa à Instituição - STELA MARIS AGUIAR LEMOS - UFMG
Notícia cadastrada em: 22/02/2022 11:03
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