REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PAIS E PROFISSIONAIS SOBRE A CLASSE HOSPITALAR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM CÂNCER
Desenvolvimento Infantil; Rede Social; Percepção Social; Criança; Classe Hospitalar; Educação Especial.
O desenvolvimento infantil caracteriza-se pela transformação complexa e contínua dos aspectos
biopsicossociais que contribuem para a definição das características e valores de cada indivíduo. Crianças
que por motivos de adoecimento são afastadas do convívio domiciliar e social podem sofrer
consequências negativas no seu desenvolvimento, como por exemplo, as crianças em tratamento do
câncer. A classe hospitalar funciona como suporte pedagógico e alternativa para estas crianças. Os
educadores hospitalares, os pais e a equipe de saúde constituem a rede social da criança e podem
contribuir significativamente com o seu desenvolvimento integral. Diante disso, o objetivo deste projeto
de dissertação é analisar as representações sociais de pais/responsáveis, professores hospitalares e
profissionais da saúde sobre a classe hospitalar no desenvolvimento da criança em tratamento oncológico.
A revisão integrativa da literatura realizada para aprofundar a temática do estudo teve como pergunta
condutora: "Quais as práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças nas classes hospitalares?". A busca
foi realizada nas bases de dados: Scopus, MEDLINE/PubMed, CINAHL, LILACS, Web of Science e
ERIC; e nas bibliotecas Educ@ e Scielo. Dos 1.164 artigos identificados na literatura e após processo de
seleção, 13 artigos compuseram a amostra da revisão. Os resultados evidenciaram, no panorama nacional
e internacional, as práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças nas classes hospitalares. Os
estudos citaram as atividades lúdicas, o trabalho individualizado, a aplicação do conteúdo da escola
regular, as atividades de estimulação e outras práticas pedagógicas. Descreveram também as dificuldades
e limitações envolvidas na aplicação destas intervenções com as crianças. A pesquisa será qualitativa,
descritiva e exploratória, fundamentada na Teoria de Rede Social de Lia Sanicola e na Teoria das
Representações Sociais de Serge Moscovici. O estudo ocorrerá no Núcleo de Apoio à Criança com
Câncer, Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer e Centro de Oncohematologia Pediátrica do
Hospital Universitário Oswaldo Cruz na cidade do Recife/PE. Para definição do tamanho amostral será
utilizado o critério de saturação dos dados e a seleção dos participantes será do tipo intencional. A coleta
de dados acontecerá por meio de entrevista, conduzida através de formulários semiestruturados. A análise
dos dados será realizada por meio da Análise de Conteúdo Temática proposta por Bardin e será utilizado
o software Iramuteq. A pesquisa será realizada levando em consideração os aspectos éticos preconizados
pela Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde e o projeto será encaminhado ao CEP da UFPE.
O desenvolvimento desta pesquisa poderá contribuir para a construção de conhecimentos científicos
acerca das representações sociais de pais/responsáveis, professores hospitalares e profissionais de saúde
sobre as classes hospitalares no desenvolvimento infantil saudável de crianças em tratamento oncológico;
ratificar a importância das classes hospitalares para efetivação do direito de educação das crianças com
câncer e manutenção dos estímulos necessários ao desenvolvimento saudável, subsidiar o planejamento
de intervenções dos profissionais, que atuam direta ou indiretamente nas classes hospitalares, no sentido
de direcionar suas práticas (assistenciais ou pedagógicas) para o desenvolvimento saudável das crianças
com câncer.